Quality measurement instruments for online courses: a bibliographic study

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3087

Keywords:

Analysis of online courses, Digital Technologies, Distance Education

Abstract

This article aims to study the practices applied in the quality analysis of online courses. The research is a bibliographic study that compared studies in order to answer about the different quality assessment instruments, as well as the most relevant points considered in these analyses. As a result, four different application modes and a vast amount of relevance factors were found. Among these factors, we highlight the quality of communication between instructor and student, the variety of media used and the good use of digital distance education technologies.

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Author Biographies

Keviny Magalhães Queiroz, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE), na linha de pesquisa de Inovações e Práticas em Tecnologia Educacional. Possui graduação em Sistemas e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência em desenvolvimento de jogos digitais e produção de conteúdo audiovisual, com ênfase em Programação.

Edgar Marçal de Barros Filho, Universidade Federal do Ceará - UFC

Superintendente da Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Coordenador do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional da UFC. Professor da Universidade Federal do Ceará desde 2009, possui Graduação (1997), Mestrado (2005) e Doutorado (2016) em Ciência da Computação pela UFC. Tem experiência técnica e científica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de aplicativos, mobile learning, sistemas multimídia, computação móvel e dispositivos móveis.

Raquel de Sousa Gondim, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Pedagoga (UVA) e Licenciada em matemática (UVA). Tem experiência na área de Educação, com foco em Educação a Distância, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na atualidade, tem pesquisado temas como: cultura maker, tecnologia educacional, aprendizagem colaborativa móvel e letramento digital.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da UFC no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, do Mestrado em Ciência da Informática e do Mestrado em Tecnologia Educacional, desenvolvo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tenho diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Atualmente sou Secretário de Educação do município de Sobral, Ceará.

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Published

2023-01-31

How to Cite

Queiroz, K. M., Barros Filho, E. M. de, Gondim, R. de S., & Vasconcelos, F. H. L. (2023). Quality measurement instruments for online courses: a bibliographic study. Educar Mais, 7, 221–232. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3087