Os impactos na educação do uso de plataformas adaptativas: o exemplo da Khan Academy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2972

Palavras-chave:

Impactos na educação, Plataformas Adaptativas, TDICs na educação, Khan Academy

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo investigar os impactos na educação do uso de plataformas adaptativas. Como metodologia para coleta de dados para essa pesquisa, recorreu-se ao levantamento bibliográfico, considerando-se publicações sobre o tema feitas nos últimos 10 anos. Pode-se classificar essa pesquisa, também, como exploratória e qualitativa, com análise crítica de conteúdo dos dados. Os principais resultados obtidos foram no sentido de que, conforme verificado, um dos grandes desafios do mundo atual é a preparação de pessoas com competências, conhecimentos e atitudes capazes de satisfazer as necessidades de um mundo cada vez mais globalizado. Inserida nesse contexto, a educação tem a principal tarefa de avançar com o intuito de alcançar melhorias na aprendizagem com o uso e aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Em meio a isso, portanto, o uso de novas tecnologias educacionais, tais como as plataformas adaptativas, mostra-se como uma estratégia construtiva para as redes de interação e comunicação das pessoas, demonstrando também um claro potencial para apoiar a aprendizagem, a construção social do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades, possibilitando a obtenção, a partir daí, de uma aprendizagem autônoma e personalizada. Diante disso, pode-se concluir que as plataformas adaptativas têm um impacto potencial no processo de ensino e aprendizagem, tanto em sua evolução quanto na proximidade que proporcionam entre o aluno e o ambiente escolar, em qualquer lugar e a qualquer momento. Outras possibilidades trazidas pelas plataformas adaptativas referem-se à criação e gestão de perfis e conteúdos capazes de agregar valor ao conhecimento adquirido; diversidade de métodos, com possibilidade de escalabilidade em um contexto social dinâmico; além do compromisso e foco estabelecido com a premissa básica de formar cidadãos com maior preparação para o mercado de trabalho e para o futuro.

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Biografia do Autor

Willame Nogueira de Sena, Miami University of Science and Technology

Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) onde também realizou estudos de pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa. Pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ainda concluiu estudos de pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Básica. É servidor público pertencente ao quadro permanente de professores da rede oficial de ensino de educação básica do estado do Ceará há 18 anos. Atua há mais de 10 anos como Gestor Escolar.  Atualmente, realiza estudos de mestrado em Master of Science in Emergent Technologies in Education   pela Miami University of Science and Technology, na Flórida, Estados Unidos. Concentra estudos direcionados ao ensino de Língua Portuguesa, de Leitura, de Literaturas de Língua Portuguesa e pesquisas acerca do exercício de Gestão/Coordenação Escolar e da aplicação de Tecnologias Emergentes em Educação.

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Publicado

2022-11-12

Como Citar

Sena, W. N. de. (2022). Os impactos na educação do uso de plataformas adaptativas: o exemplo da Khan Academy. Revista Educar Mais, 6, 1029–1038. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2972

Edição

Seção

Artigos