O ensino do basquetebol: a pesquisa como estratégia no projeto bate bola na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2943

Palavras-chave:

Basquete, Pesquisa como princípio educativo, Corpo, Construção de conhecimento

Resumo

A presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de compreender a percepção dos alunos do Projeto Bate Bola na Escola da modalidade de Basquetebol quanto ao desenvolvimento das aulas a partir da pesquisa como princípio educativo. A abordagem é qualitativa, de tipo interpretativa e o procedimento de coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas. A análise dos dados foi constituída por meio da triangulação entre a empiria, interpretação e inferências. Participaram como sujeitos de pesquisa trinta e quatro (34) alunos que frequentavam o projeto. As dimensões de análise, interpretação e inferência foram três: a) autoavaliação; b) o conhecimento desenvolvido nas aulas e; c) método de ensino pela pesquisa. Consideramos que a pesquisa e o questionamento reconstrutivo são elementos que induzem o indivíduo a dúvida e a busca da elaboração própria, conduzindo a autonomia e criatividade dos participantes desta investigação. Constatamos que os alunos percebem a necessidade de avançar no conhecimento da modalidade, pelo aprendizado do corpo como referência de construção de conhecimento, e pela proposta metodológica da produção da pesquisa no ensino do Basquetebol no Projeto Bate Bola na Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiola Santini Takayama, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC

Doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco (USF), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012), Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás - Eseffego (2002), especialista em Treinamento Desportivo pela Universidade de Brasília (2004) e em Educação Física Escolar pela Universidade Estadual de Goiás - Eseffego (2006). Atualmente sou Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) - Campus Camboriú.

Alexandre Vanzuíta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense -IFC

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2004). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2019). Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2007). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2016). Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2018). Professor ddo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) - Campus Camboriú. 

Referências

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 10.ed. São Paulo: Corte, 2003.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 7.ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2005.

DEMO, Pedro. Aprender como autor. São Paulo: Atlas, 2015.

LEZAMA LIMA, José. A expressão americana. São Paulo: Brasiliense, 1988.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. vol. 3. São Paulo: Difel, 1987.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 3.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raul Domingo. Educar para a Era Planetária: O pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003.

SERRES, Michel. O terceiro instruído. Portugal: Instituto Piaget, 1993.

SERRES, Michel. Variações do corpo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

STAKE, Robert E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Tradução Carla Reis, Revisão Técnica: Nilda Jacks. Dados Eletrônicos: Porto Alegre: Penso, 2011.

VANZUITA, Alexandre. Tensões identitárias de professores de Educação Física. ed. 2. Curitiba: Appris, 2021a.

VANZUITA, Alexandre. Os impactos da escolha, formação inicial e inserção profissional na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física. Curitiba: CRV, 2021b.

VANZUITA, Alexandre. A construção de identidade(s) profissional(is) dos formandos em Educação Física da UFPR. Relatório (Pós-doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018a.

VANZUITA, Alexandre. A construção de identidade(s) profissional(is) em Educação Física. Curitiba: Appris, 2018b.

Downloads

Publicado

2022-10-24

Como Citar

Takayama, F. S., & Vanzuíta, A. (2022). O ensino do basquetebol: a pesquisa como estratégia no projeto bate bola na escola. Revista Educar Mais, 6, 969–977. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2943

Edição

Seção

Artigos