Primeiros Socorros Psicológicos: Intervenção em crise para eventos de violência urbana
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.9-16.1607Keywords:
intervenção em crise, violência urbana, eventos traumáticosAbstract
Este projeto atende à demanda de estudar alternativas de resposta ao fenômeno prevalente e importante da violência urbana. A partir de estratégias em diferentes níveis – capacitação e intervenção em crise – busca-se esclarecer como melhor auxiliar vítimas de eventos traumáticos. No Rio Grande do Sul, o período de 2014 a 2017 foi marcado por um aumento histórico nos índices de violência, o que colocou a capital Porto Alegre no Ranking das 50 cidades mais violentas do mundo. Nesse período, 22% dos porto-alegrenses já perderam um familiar por homicídio e a letalidade da polícia cresceu 45% [1]. Indivíduos em zonas com maior e recorrente exposição à violência urbana estão em risco elevado para o desenvolvimento de psicopatologias incapacitantes. Portanto, é crucial que existam estratégias de intervenção que possam prevenir o desenvolvimento desses transtornos, auxiliando indivíduos nos primeiros momentos após um trauma. Os Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) podem ser aplicados por qualquer profissional ou voluntário que tenha sido treinado. Foram desenvolvidos como uma intervenção de apoio psicossocial para prover necessidades básicas e reduzir o estresse inicial causado por eventos traumáticos, de forma a facilitar o processo de recuperação. Assim, eles têm como objetivos principais conectar as pessoas aumentando seu suporte social, promover bem-estar físico e emocional, acalmar e orientar de maneira empática e não-intrusiva, oferecer informações importantes que auxiliem a lidar com os aspectos psicológicos do evento traumático e apoiar respostas adaptativas [2][3]. Trata-se de uma intervenção que se enquadra nas necessidades de contextos com muitas vítimas e poucos recursos de atendimentos disponíveis – como ocorre em muitos contextos brasileiros. Portanto, o presente projeto busca estudar a eficácia de uma intervenção em crise cientificamente informada, os PSP, na redução de sintomas pós-traumáticos e de depressão e no aumento da percepção de suporte social. Além disso, profissionais de saúde serão treinados para prover os PSP, e será verificada a eficácia deste treinamento em aumentar seus conhecimentos sobre trauma e intervenção em crise e a sua confiança para realizar PSP. O treinamento ocorrerá periodicamente com os representantes de instituições de saúde. Cada treinamento contará com 10 a 20 profissionais, com duração de 4 horas e incluindo explanação teórica e prática simulada. Além disso, serão coletados dados em intervenções de PSP realizadas com sobreviventes de eventos de violência urbana. Após o momento de intervenção inicial, há o contato por e-mail em 2 ou 3 dias como parte dos PSP, quando será proposta a participação voluntária na pesquisa. Serão aplicados os instrumentos PCL-5, CERQ e ESSS. Será disponibilizado espaço para que o participante comente sobre a influência específica de cada técnica na sua recuperação. Posteriormente, será feito contato por e-mail com os mesmos indivíduos para a realização de follow-ups após 1 e 3 meses. Espera-se que indivíduos que sejam treinados em PSP desempenhem significativamente melhor nos grupos de questões avaliando conhecimentos de trauma e confiança para realizar intervenção em crise. Quanto aos indivíduos atendidos em PSP, espera-se que apresentem menores chances de desenvolver sintomas e transtornos pós-traumáticos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.