REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.709Resumo
O tema “A Redução Maioridade Penal” encontra-se em debate na mídia em geral, sendo que, foi aprovado, em primeira votação, no Plenário da Câmara de Deputados. A necessidade de estudar e pesquisar sobre este tema se deu em função de este ser um assunto polêmico e que, atualmente, divide opiniões em nosso país, em nossa cidade, bem como em nosso bairro. Sendo assim, partimos em pesquisa, a fim de formarmos uma opinião e saber o que pensa a nossa comunidade a respeito deste assunto. Jornais, sites, vídeos, entrevistas, questionários e opiniões em geral. Para realizar este trabalho foi feito uma pesquisa bibliográfica e também com a comunidade sobre o tema. Realizamos entrevistas, não só com a comunidade, mas também, com profissionais da área de Direito do município, alunos de escola do interior, alunos de uma escola da zona urbana, professores, funcionários e psicóloga da escola. Assistimos e passamos aos colegas vídeos com o Doutor Dráuzio Varela opinando sobre a redução da Maioridade Penal e de menores infratores falando sobre como eles vivem nas instituições de recuperação. Com a professora de matemática tabulamos os dados e demonstramos os resultados em gráficos. Na disciplina de Geografia pesquisaram-se os países e suas respectivas idades de maioridade penal. Com a professora de português elaboramos os textos e pesquisamos em materiais e reportagens sobre o tema de nosso trabalho. A psicóloga Deize Dom, que trabalha na escola, também nos prestou esclarecimentos sobre o tema. Através deste trabalho percebeu-se o aumento do interesse da comunidade em geral sobre o assunto. Formaram-se opiniões diversas, fazendo com que todos refletissem sobre a importância de estarmos por dentro de um tema polêmico, o qual mudará ou não o destino dos jovens de nosso país. Em vista do que foi realizado, concluiu-se que as pessoas, em sua maioria, não dominavam e/ou não tinham opiniões formadas sobre o tema do trabalho. Notou-se, também, que as respostas a favor da redução da maioridade penal, enviadas por jovens, são intencionalizadas à adquirirem liberdade para fazerem de suas vidas o que quiserem, sem ter noção sobre a seriedade do assunto e sem percepção do que realmente implica ser maior aos 16 anos. E para finalizar, tabulamos que, a maioria das pessoas é a favor da redução da maioridade de penal, tendo como argumento principal o voto aos 16 anos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.













Esta obra está licenciada com uma Licença