COMO SE DÁ A CONSTRUÇÃO DO VOTO
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2014.%25p.689Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido no 1º ano do ensino médio na turma 103, através da proposta das aulas de Seminário Integrado e tem por objetivo geral pesquisar informações em diferentes locais que possam traçar o perfil de como o eleitor constrói a escolha de seu voto. A proposta surgiu a partir do conhecimento da dissertação de mestrado da professora Drª Letícia de Faria Ferreira que pesquisou a construção do voto no assentamento 18 de maio em Herval. A pesquisa estruturou-se através de um roteiro de perguntas que foram construídas em sala de aula e aplicadas nas diferentes localidades resididas ou frequentadas pelos alunos durantes os meses de março e abril. No mês de maio os dados foram organizados, tabulados e transformados em gráficos para melhor visibilidade dos resultados. Os resultados mostraram que a maioria dos entrevistados constrói seu voto baseado nas propostas dos candidatos, em segundo lugar está à escolha partidária e por último a escolha do candidato por sua conduta pessoal independente de seu partido ou proposta de governo. A grande maioria conhece deputados federais, estaduais e senadores, sabe identificar o nome de alguma lei que os beneficiou e o autor da mesma. O setor eleito por maior problema estrutural foi à saúde, e em segundo lugar a educação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.