COMO SE DÁ A CONSTRUÇÃO DO VOTO
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2014.%25p.689Abstract
O presente trabalho foi desenvolvido no 1º ano do ensino médio na turma 103, através da proposta das aulas de Seminário Integrado e tem por objetivo geral pesquisar informações em diferentes locais que possam traçar o perfil de como o eleitor constrói a escolha de seu voto. A proposta surgiu a partir do conhecimento da dissertação de mestrado da professora Drª Letícia de Faria Ferreira que pesquisou a construção do voto no assentamento 18 de maio em Herval. A pesquisa estruturou-se através de um roteiro de perguntas que foram construídas em sala de aula e aplicadas nas diferentes localidades resididas ou frequentadas pelos alunos durantes os meses de março e abril. No mês de maio os dados foram organizados, tabulados e transformados em gráficos para melhor visibilidade dos resultados. Os resultados mostraram que a maioria dos entrevistados constrói seu voto baseado nas propostas dos candidatos, em segundo lugar está à escolha partidária e por último a escolha do candidato por sua conduta pessoal independente de seu partido ou proposta de governo. A grande maioria conhece deputados federais, estaduais e senadores, sabe identificar o nome de alguma lei que os beneficiou e o autor da mesma. O setor eleito por maior problema estrutural foi à saúde, e em segundo lugar a educação.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.