Lixo: Um Problema de Todos, Reflexões na Zona Rural
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.633Resumo
Introdução: Torna-se necessária a conscientização sobre os problemas
causados pelo lixo, principalmente na zona rural, pois queimar e enterrar
resíduos são práticas que causam danos ao meio ambiente, especialmente se realizados de maneira incorreta. Dentro dessa realidade vivenciada, e pensando em alternativas e soluções sustentáveis para este local sem coleta de lixo, fez-se imprescindível a realização deste projeto.
Objetivo: Refletir sobre causas e consequências da má forma de tratar o lixo, especialmente na zona rural, buscando alternativas para minimizar o problema.
Material e Método: o primeiro procedimento da professora foi questionar os alunos sobre o lixo, tanto na zona rural quanto na zona urbana, e solicitar uma pesquisa sobre o assunto. Realizou - se um levantamento sobre o destino e reaproveitamento do lixo na zona rural, impactos ambientais. Após, criou-se a patrulha ecológica na escola - os alunos passaram nas salas para explicar sobre o projeto. A professora tentou trabalhar de forma interdisciplinar, com análise e criação de textos, entrevistas com Emater, Secretário do Meio Ambiente, Direção, pesquisa com os pais, tabulação de dados, softwares educativos, desenhos livres e com aparas de lápis, confecção de brinquedos recicláveis, livros de receitas com reaproveitamento, sabão ecológico, reciclagem de papel, etc.
Resultados e Discussão: A participação dos pais foi muito relevante auxiliando os filhos e filhas e os mesmos ensinando-os a forma correta de tratar o lixo e suas consequências no meio rural.
Conclusão: A patrulha ecológica está em pleno andamento e os alunos se
denominam como defensores da natureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.
 
							












 Esta obra está licenciada com uma Licença
  Esta obra está licenciada com uma Licença 