“Bactérias do Bem” A Ação dos Seres Decompositores no Processo Natural de Reciclagem da Matéria Orgânica
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.605Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido pela turma de Educação Infantil daEscola Estadual de Ensino Fundamental Pio XII com o objetivo de promover uma análise crítica e transformadora perante as questões ambientais que povoam as mídias e o cotidiano das crianças. Buscou-se, através de uma maneira bastante lúdica, despertar nos alunos o interesse por seres até então desconhecidos e identificar, em sua forma de vida, uma importante contribuição no processamento da matéria orgânica e, consequentemente, no enriquecimento do solo. Em uma primeira etapa do trabalho, os alunos assistiram apresentações orais e projeções em PowerPoint sobre a vida das bactérias. Observaram seres patogênicos, reconhecendo a necessidade de combatê-los, mas também identificaram os seres decompositores e sua indispensável tarefa de transformar resíduos e sobras em eficientes nutrientes orgânicos. Nas atividades práticas, foi construída na sala uma “minicomposteira” com o intuito de observar as alterações causadas pelas bactérias durante o processo, como transpiração, aumento de temperatura, eliminação de líquido (chorume), entre outras. Também foi elaborado um pequeno plantio de temperos utilizando-se restos de folhas e cascas, como “adubo”, nos canteiros.
Os resultados obtidos superaram as expectativas iniciais, que se
resumiam apenas em conhecer os responsáveis pelo ciclo da matéria orgânica e estudar seu meio de vida. O trabalho gerou mudanças de hábitos nas crianças, desde a forma de alimentação, já que passaram a consumir frutas e vegetais antes recusados, até mudanças de atitudes, ao reconhecerem que cabe a nós colaborarmos para que a natureza continue fazendo o que sempre fez antes das intervenções humanas: “sustentar-se” e permitir que a vida aconteça.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.