O Estudo dos Solos e a Prática da Compostagem como Alternativa de Manejo Sustentável de Resíduos Orgânicos
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.604Resumo
A questão ambiental, que tem sido percebida em toda a extensão da
sociedade e largamente discutida nas salas de aula, é abordada neste trabalho com foco na análise dos diferentes tipos de solo e na prática da compostagem como alternativa para o manejo sustentável do cultivo de vegetais. A compostagem doméstica foi a prática escolhida para ser desenvolvida pelo 4º ano da Escola Pio XII. Inicialmente, estudaram-se as características de cada tipo de solo e promoveu-se uma reflexão sobre a quantidade de lixo produzido pelos centros urbanos.
Em seguida elaborou-se uma exposição teórica sobre o processo de
compostagem, os problemas decorrentes da inadequada disposição do lixo e a importância dos decompositores na reciclagem da matéria.
Partindo para a prática, foi disponibilizado pela direção um local de fácil
acesso para a construção da composteira. Optou-se por construí-la no próprio solo, constituindo-se de 3 buracos medindo 3m3 cada, e cuidadosamente cobertos com armações de lona e madeira. Após a adequação do local, partiuse para a identificação, através de pesquisas, dos resíduos que poderiam ser compostados e quais seriam inadequados.
O projeto ainda não se encontra totalmente concluído, sendo a etapa em
andamento a de monitoramento e armazenagem dos resíduos orgânicos. Os alunos têm se revezado em “visitas” à composteira, a fim de revolver o material e introduzir o ar atmosférico, rico em oxigênio e consumido pelos microrganismos presentes no composto.Apesar do projeto ainda estar em andamento, já é possível analisar que
os alunos passaram a observar com mais atenção as questões relacionadas ao desperdício de recursos naturais e a importância de se encontrar alternativas criativas e viáveis que, no mínimo, amenizem certos impactos ambientais.
Assim, visualiza-se na “prática” como a natureza é capaz de regenerarse
em um ciclo perfeito, cabendo ao ser humano a simples e imprescindível
missão de respeitar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.