Paisagismo na Escola – Beleza, Saúde e Sabor
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.578Resumo
O presente projeto visa a transformar um espaço existente na Escola emum local agradável e acolhedor, utilizando-se de técnicas de paisagismo e
jardinagem para fazer a construção de canteiros de plantas ornamentais,
medicinais e temperos verdes. Estas servirão para embelezar o ambiente, dar mais sabor à merenda e poderão ser usadas em casos específicos pelos alunos (plantas medicinais). Os objetivos deste trabalho são: montar um jardim com plantas ornamentais e medicinais e uma horta de temperos; identificar processos de semeadura e cultivo; observar o desenvolvimento de um ser vivo; despertar o interesse pela pesquisa; valorizar o saber popular, a produção agrícola e o trabalho rural, e utilizar instrumentos e técnicas de reciclagem. A metodologia usada para desenvolver o presente projeto foi a seguinte: aula expositiva e dialogada sobre as plantas e suas utilidades; distribuição do projeto por tema (1º e 2º ano - plantas ornamentais; 3º ano - horta de temperos; 4° ano - plantas medicinais). A partir do momento que o projeto foi distribuído
por tema, cada turma adotou uma metodologia. Primeiro 2º e 3º anos:
montagem das sementeiras e plantio das sementes; escolha do local e
construção dos canteiros; transplante das mudas para os canteiros; manejo e cuidados com a horta e o jardim. Quarto e 5º ano: pesquisar quais as plantas medicinais utilizadas na família; pesquisar sobre a indicação destas; realizar a colheita e a secagem; confeccionar um livro sobre as plantas medicinais mais utilizadas na comunidade escolar e fazer canteiros de plantas medicinais na escola. Nosso projeto integrou recursos de aprendizagem, gerando fonte de observação e pesquisa, que despertou no aluno um maior interesse sobre os temas trabalhados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.