Paisagismo na Escola – Beleza, Saúde e Sabor
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.578Abstract
O presente projeto visa a transformar um espaço existente na Escola emum local agradável e acolhedor, utilizando-se de técnicas de paisagismo e
jardinagem para fazer a construção de canteiros de plantas ornamentais,
medicinais e temperos verdes. Estas servirão para embelezar o ambiente, dar mais sabor à merenda e poderão ser usadas em casos específicos pelos alunos (plantas medicinais). Os objetivos deste trabalho são: montar um jardim com plantas ornamentais e medicinais e uma horta de temperos; identificar processos de semeadura e cultivo; observar o desenvolvimento de um ser vivo; despertar o interesse pela pesquisa; valorizar o saber popular, a produção agrícola e o trabalho rural, e utilizar instrumentos e técnicas de reciclagem. A metodologia usada para desenvolver o presente projeto foi a seguinte: aula expositiva e dialogada sobre as plantas e suas utilidades; distribuição do projeto por tema (1º e 2º ano - plantas ornamentais; 3º ano - horta de temperos; 4° ano - plantas medicinais). A partir do momento que o projeto foi distribuído
por tema, cada turma adotou uma metodologia. Primeiro 2º e 3º anos:
montagem das sementeiras e plantio das sementes; escolha do local e
construção dos canteiros; transplante das mudas para os canteiros; manejo e cuidados com a horta e o jardim. Quarto e 5º ano: pesquisar quais as plantas medicinais utilizadas na família; pesquisar sobre a indicação destas; realizar a colheita e a secagem; confeccionar um livro sobre as plantas medicinais mais utilizadas na comunidade escolar e fazer canteiros de plantas medicinais na escola. Nosso projeto integrou recursos de aprendizagem, gerando fonte de observação e pesquisa, que despertou no aluno um maior interesse sobre os temas trabalhados.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.