A relação amor e educação desde a pedagogia coexistencial e seus princpípios projimofílicos e vidafílicos
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4238Palavras-chave:
Amor, Educação, Coexistencialidade, Gnoseoepistemologia, VidafiliaResumo
A relação causal, circular ou rizomática entre amor e educação tem sido abordada em diferentes períodos da história por diversos pensadores e disciplinas. Fundamentalmente a partir da dualidade de duas perspectivas: (a) a do amor ontológico ou essencial, puro, espiritual, que na educação é frequentemente confundido com domesticação, doutrinação religiosa, num padrão mais voltado para a pregação do que para a prática; e (b) a do amor epistemológico ou existencial, uma construção sócio-histórico-cultural sobre como o amor é interpretado e vivido no mundo, contexto em que é frequentemente objetificado, colonizado, mercantilizado, romantizado ou psicopatologizado. Este artigo de revisão analisa a relação amor-educação a partir de uma perspectiva que integra dialógica e recursivamente a abordagem essencial e existencial do amor e da educação. Esta pesquisa é empreendida a partir dos fundamentos teleológicos, metodológicos e antropológicos da pedagogia da coexistência, proposta educacional construída a partir da inclusão hologramática da epistemologia do ser-existir-coexistir.
Downloads
Referências
ALARCÓN, Patricio: BAZÁN, Domingo. Inclusión y ontoempatía: ¿qué tan difícil es ponerse en el lugar del otro? Homo Sapiens En Escuela Inclusiva, p.153-168, 2019.
ALARCÓN, Patricio. Coexistencia y educación. Santiago: Editorial Cuarto Propio, 2015
ALARCÓN, Patricio. Coexistencialismo. Travesías hacia una mismidad-otredad: Auténtica, inclusiva y liberada. Santiago: Editorial Cuarto Propio, 2024.
ALARCÓN, Patricio. Distinciones y reflexiones sobre una integración educativa Coexistencial. Revista Paulo Freire, Santiago. v.7, n. 5, p.125-143, 2006.
ALARCÓN, Patricio. Hacia una pedagogía de la coexistencia. Revista de Pedagogía Crítica Paulo Freire, México, n.3, p.63-85, 2005.
ALARCÓN, Patricio. Intimidad Educativa Coexistencial: El valor de la mismidad y la otredad en el contexto de la formación universitaria. España: Editorial Académica Española, 2017.
ALARCÓN, Patricio. La vidafilia como énfasis primordial de la pedagogía de la coexistencia.
BATESON, Gregory. Pasos hacia una ecología de la mente. Santiago: Editorial Planeta, 1997.
BIBLIA LATINOAMERICANA. Santiago de Chile: Bandera de Chile, 2019.
FRANKL, Víctor. Ante el vacío Existencial. Hacia la humanización de la Psicoterapia. Santiago: Editorial Herder, 1990.
FROMM, Erich. Psicoanálisis de la sociedad contemporánea. Santiago: Editorial Fondo de Cultura Académica, 2012.
HAN, Byung-Chul. Capitalismo y pulsión de muerte. Madrid: Herder, 2016.
HARAWAY, Donna. Seguir con el problema. Generar parentesco en el Chthuluceno. Bilbao: Consonni, 2019.
HAWKINS, David. Biología de la entrega. España: Ediciones Obelisco, 2013.
LANGLE, Alfried. Vivir con sentido. Buenos Aires: Edit. Lumen, 2008.
LEVINAS, Emmanuel. De la existencia al existente. Madrid: Editorial Arena, 2000a.
LEVINAS, Emmanuel. La huella del otro. Madrid: Taurus, 2000b.
LEVINAS, Emmanuel. Entre nosotros: Ensayos para pensar al otro. Valencia: Editorial Pretextos, 1993.
LIPTON, Bruce. La biología de la creencia. Barcelona: Barcelona: Edit. Lumen, 2016.
MATURANA, Humberto. Transformación en la convivencia. Santiago: Dolmen Ediciones, 1999.
MATURANA, Humberto. Amor y juego: fundamentos olvidados de lo humano. Santiago: Editorial Instituto de Terapia Cognitiva, 1994a.
MATURANA, Humberto. Emociones y lenguaje en educación y política. Santiago: Hachette, 1994a.
MATURANA, Humberto. Objetividad: Un Argumento para Obligar. Santiago: Dolmen, 1997.
MORIN, Edgar. Mi camino. Barcelona: Gedisa editorial, 2005.
NARANJO, Claudio. Cambiar la educación para cambiar el mundo. España: Editorial La Llave, 2007.
ORTEGA, Pedro; GIL, Ramón. Educación para la convivencia: la tolerancia en la escuela. Barcelona NAU Libres, 1994.
VARELA, Francisco. El fenómeno de la vida. Argentina: Editorial Gránica, 2010.
WILLI, Jürg. La pareja humana relación y conflicto. Madrid: Editorial Morata, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Patricio Alarcón Carvacho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.












