Formação em Psicologia e Direitos Humanos: uma perspectiva das psicólogas docentes no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4227

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Formação em Psicologia, Compromisso Social, Psicologia Crítica

Resumo

A formação em Psicologia tem passado por significativa expansão, o que acentua preocupações sobre a qualidade do ensino e sua articulação com os Direitos Humanos. Esta pesquisa objetivou analisar a compreensão de psicólogas-docentes acerca da importância dos Direitos Humanos na formação acadêmica e na prática profissional de estudantes de Psicologia. Com abordagem qualitativa e exploratória, o estudo foi desenvolvido em 2 etapas: aplicação de questionário-online e realização de três entrevistas com docentes. A análise dos dados foi organizada em 3 eixos: I) Direitos Humanos como imagem e fundo na formação, que aborda os DH como conteúdo específico e princípio transversal; II) Bagagens que antecedem, que analisa sentidos prévios dos estudantes e desafios pedagógicos para sua articulação crítica; III) A formação comprometida também se faz fora da sala, que evidencia práticas formativas críticas em movimentos sociais, arte e cultura. Conclui-se que a pesquisa evidencia desafios e potencialidades da formação comprometida com os Direitos Humanos, destacando esse período como etapa fundamental para a constituição de profissionais éticos, críticos e cientes do seu compromisso social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcella Silveira Martins, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Graduanda em Psicologia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Vitoria Prado Ramos, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Graduanda em Psicologia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Juliana Maria Archanjo dos Santos, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Graduanda em Psicologia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Rodrigo Toledo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Doutor em Educação: Psicologia da Educação, Mestre em Educação, Psicólogo Escolar e Licenciado em Filosofia. Atua como Docente no campo da Psicologia Escolar e Educacional, Direitos Humanos e Políticas Públicas, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). 

Referências

BERNARDI; C. M. C. N. A Formação em psicologia: Ética, diretrizes curriculares e direitos humanos. In: Simpósio internacional e fórum nacional de educação. Torres, RS. 4, 7, 2010.

BOCK, A. M. B; GIANFALDONI, M. H. T. A. Direitos humanos no ensino de Psicologia. Psicologia Ensino & Formação, v. 1, n. 2, p. 97-115, 2010.

BOCK, A. M. B. A prática psicológica e os direitos humanos. In: BOCK, A. M. B. (org.). Psicologia social: uma perspectiva crítica. São Paulo: Cortez, 1999.

BOCK, A. M. B. Psicologia e compromisso social: questões da atuação e da formação. In: BOCK, A. M. B. et al. (org.). Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

BOCK, A. M. B. Psicologia e Direitos Humanos: uma aproximação teórica e prática. In: CAVALCANTI, L.; LIMA, J. (Org.) Psicologia e direitos humanos: contextos, desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002. p. 19-33.

NÓBREGA CABRAL, C. et al. As heranças coloniais na psicologia brasileira. Revista UNI-RN, [S. l.], v. 22, n. 1/2, p. 30–38, 2022. Disponível em: https://revistas.unirn.edu.br/index.php/revistaunirn/article/view/816. Acesso em: 16 nov. 2024.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de ética profissional do psicólogo. Brasília, DF: CFP, 2005. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo_etica.pdf. Acesso em: 17 maio 2025.

DANTAS, J. B. Formar psicólogos: por quê? para quê. Fractal: Revista de Psicologia, v. 22, n. 3, p. 621-636, 2010.

DIMENSTEIN, M. et al. Produção de conhecimento, psicologia e pensamento decolonial. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 74, 2022.

FREITAS, M. T. de A.. Dos direitos às ações: política de direitos humanos e formação em Psicologia. Educação & Pesquisa, v. 30, n. 2, p. 327-340, 2004.

LANE, Silvia T. M. Transformação social e psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1990a.

LANE, S. T. M. Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1990b.

MARTÍN-BARÓ, I. Psicologia de la guerra: trauma y terapia. San Salvador: UCA Editores, 1990.

MARTÍN-BARÓ, I. Para uma psicologia da libertação. Petrópolis: Vozes, 1996.

MARTÍN-BARÓ, I. O desafio popular à psicologia social na América Latina. In: LACERDA, F. (org.). Crítica e libertação na psicologia: Estudos psicossociais. Petrópolis, RJ.: Vozes, 2017.

MAY, T. Pesquisa social: questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2007.

OLIVEIRA, I. T. de et al. Formação em Psicologia no Brasil: aspectos históricos e desafios contemporâneos. Psicologia Ensino & Formação, v. 8, n. 1, p. 3-15, 2017.

PASTRONI, A.; FARIA, G. G. As políticas públicas e o avanço do conservadorismo no Brasil: protagonistas e estratégias. Revisão de Trabalho, v. B23, p. 5-22, 2020.

PAIVA, V. Direitos Humanos e saúde: a contribuição da psicologia In: CAMPOS, G. W. de S.; MINAYO, M. C. de S. (orgs.). Direitos Humanos e Saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.

RECHTMAN, R. CASTELAR, M.; CASTRO, R. Ética e direitos humanos na formação de profissionais de Psicologia em Salvador - Bahia. Psicologia Ensino & Formação, v. 4, n. 2, p. 62-71, 2013.

RECHTMAN, R.; BOCK, A. M. B. Formação do psicólogo para a realidade brasileira: identificando recursos para atuação profissional. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 35, e3551, 2019

SANTOS, J. C.; OLIVEIRA, T. S. de. Educação, direitos humanos e a formação de profissionais: desafios contemporâneos. Psicologia Educacional, v. 12, n. 1, p. 37-52, 2024.

SANTOS, L. N. O compromisso social da psicologia: um estudo sobre o desenvolvimento de um projeto crítico. 2017. 268 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

SILVA, S. M. C. D. Algumas reflexões sobre a arte e a formação do psicólogo. Psicologia: ciência e profissão, 24, 100-111, 2004.

TOLEDO, R; SANTOS, J. M. A. dos; MARTINS, M. S.; RAMOS, V. P. Psicologia e direitos humanos: desafios e impasses para uma formação crítica. In: CARVALHO, J. E. C. de; TOLEDO, R.; GONÇALVES, D. de A. (orgs.). Itinerários formativos e atuação nas políticas sociais: estratégias e desafios no trabalho com sujeitos/pessoa, grupos, instituições e comunidades. Santa Maria, RS: Arco Editores, 2024.

Downloads

Publicado

2025-10-27

Como Citar

Martins, M. S., Ramos, V. P., Santos, J. M. A. dos ., & Toledo, R. (2025). Formação em Psicologia e Direitos Humanos: uma perspectiva das psicólogas docentes no Ensino Superior. Revista Educar Mais, 9, 1–15. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4227

Edição

Seção

Artigos