Mineração de dados educacionais: uma análise sobre os preditores da evasão no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4120Palavras-chave:
Mineração de Dados Educacionais, Aprendizagem de Máquina, Evasão no Ensino SuperiorResumo
A evasão no ensino superior é um desafio significativo para instituições de ensino, impactando tanto os estudantes quanto a sociedade. Este artigo investiga os principais preditores de evasão acadêmica por meio da aplicação de técnicas de Mineração de Dados Educacionais (MDE). A pesquisa utiliza um conjunto de dados provenientes de uma instituição de ensino superior, explorando características como desempenho acadêmico, perfil socioeconômico, engajamento estudantil, dados sobre a família, dentre outros. Foi utilizada como técnica de Mineração de Dados algoritmos de Aprendizagem de Máquina, estes além de possibilitarem a construção de um modelo eficaz para predição da evasão dos alunos, possibilitaram a identificação dos fatores mais relevantes para prever a evasão. Os resultados destacam que variáveis relacionadas ao rendimento acadêmico são os principais indicadores de risco. As conclusões oferecem insights que podem orientar estratégias institucionais para mitigar a evasão, promovendo a permanência e o sucesso acadêmico.
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