Prevalência e manifestações do bullying no ensino secundário: um estudo com alunos moçambicanos
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4085Palavras-chave:
Bullying, Prevalência, Ensino Secundário, MoçambiqueResumo
O bullying escolar é amplamente reconhecido como um grave problema psicossocial com consequências negativas substanciais para os alunos. Apesar de ser alvo de ampla investigação nos países desenvolvidos, continua subinvestigado em Moçambique. Neste artigo, avaliamos a prevalência do bullying e as suas manifestações num grupo de alunos do ensino secundário em Moçambique. A amostra do estudo foi composta por 271 alunos do 8º, 9º e 10º anos, provenientes das escolas secundárias da Cidade de Montepuez, situada na região norte de Moçambique. As análises indicaram uma prevalência global de bullying de 69,4% nos últimos meses. Foi encontrada uma taxa de 100% de vítimas, 39,5% de agressores e 50,2% de espectadores/testemunhas. Os meninos apresentaram uma maior probabilidade de serem agressores e espectadores do que as meninas. Os alunos do 9º ano, com uma média de 15,4 anos, apresentaram um envolvimento mais significativo em atos de bullying do que os colegas do 8º ano (14,0 anos) e do 10.º ano (16,1 anos). A idade mais jovem diminuiu o envolvimento em atos de bullying. Em relação à estrutura familiar, os alunos de famílias com mais irmãos e os que vivem com uma mãe solteira tiveram maiores probabilidades de serem agressores e vítimas, respectivamente. Não foram constatadas diferenças significativas na ocorrência de bullying entre os alunos de escolas urbanas e periurbanas. Em conjunto, os resultados demonstram que o bullying é uma prática frequente no contexto escolar, apontando para a necessidade de práticas educativas voltadas para a sua redução e prevenção.
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