Animais articulados: uma atividade maker para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4070

Palavras-chave:

Cultura Maker, Anos iniciais, Criatividade, Matemática, Geometria

Resumo

Este artigo é resultado de uma das ações de instrutoria do Programa de articulação entre graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Ceará. Seu objetivo é apresentar uma atividade maker, para o ensino de matemática, que pode ser trabalhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esta atividade desenvolveu-se durante uma oficina maker realizada com sete estudantes do curso de Pedagogia e culminou na construção de animais articulados com o uso de materiais de baixo custo. Dessa forma, este trabalho possui natureza qualitativa e seus dados foram coletados a partir dos registros dos artefatos construídos e das observações dos diálogos dos graduandos durante o processo criativo. Quanto aos resultados, verificou-se que a atividade maker realizada suscitou reflexões sobre suas possibilidades para o ensino de geometria no primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer os principais aspectos da cultura maker e refletir sobre como ela pode ser trabalhada em sala de aula de forma interdisciplinar

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Biografia do Autor

Josiane Silva dos Reis, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará (PPGECM). Mestra em Docência no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Didática da Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora efetiva da Rede Estadual de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA). Pesquisadora na área de educação matemática.

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed/UERJ)(nota 7). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN(nota 5). Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC)(nota 4). Licenciada em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Graduanda em Tecnologia da Gestão Pública (PUC). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Professora Associada de matemática no Curso de Pedagogia (FACED/UFC). Pesquisadora e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFC), em Ensino da Rede Nordeste de Ensino(doutorado em Rede(RENOEN/Polo UFC), no Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC). Coordenadora do Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC) desde 2021-2025). Coordenadora institucional do PNAIC/UFC (2014), . Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED)(2014-2015). É líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/UFC/CNPq) desde 2014, investigando a formação docente e contribuindo para a educação no Ceará.

Jorge Carvalho Brandão, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Matemática pela UFC (1996), mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela UFC (2001). Atualmente é professor associado de Matemática para Engenharias do Centro de Tecnologia (CT) da UFC. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: (1) Matemática adaptada para pessoas com dificuldades de aprendizagem; (2) Física (Ensino Médio) e Ciências (Educação de Jovens e Adultos) para pessoas com deficiência visual; (3) Análise de Erros. Professor dos programas de pós-graduação da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e da Faculdade de Educação da UFC.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Silva dos Reis, J., Costa dos Santos, M. J., & Carvalho Brandão, J. (2024). Animais articulados: uma atividade maker para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Educar Mais, 8, 678–688. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4070

Edição

Seção

Artigos