Gramática visual como instrumento para avaliar o design do vídeo educacional
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4042Palavras-chave:
Atividade didática, Construção intertextual, Gramática do design visual, Rubrica, Tecnologia assistivaResumo
Este texto aborda o uso do vídeo como solução para a aprendizagem, que há mais de um século está presente na educação. O vídeo como exemplar audiovisual, historicamente está presente no cenário nacional desde o final do século XX, apresentando-se como recurso “sedutor” para o ensino. Contudo, ocorre uma inviabilidade técnica para selecionar ou até mesmo avaliar em uma atividade didática. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo identificar como avaliar o vídeo educacional. Utilizando-se de uma construção intertextual e, portanto, atualizando-se, como nos ensina o filósofo Pierre Levy, construíram-se as dimensões da gramática do design visual para um vídeo educacional. Este estudo avalia que a análise de um vídeo pode ocorrer por intermédio de uma rubrica, com as dimensões previamente estabelecidas. Considerou-se que deve ser avaliada a gramática visual dentro de dimensões previamente estabelecidas, mas também, deve-se empregar a tecnologia assistiva.
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