Gramática visual como instrumento para avaliar o design do vídeo educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4042

Palavras-chave:

Atividade didática, Construção intertextual, Gramática do design visual, Rubrica, Tecnologia assistiva

Resumo

Este texto aborda o uso do vídeo como solução para a aprendizagem, que há mais de um século está presente na educação. O vídeo como exemplar audiovisual, historicamente está presente no cenário nacional desde o final do século XX, apresentando-se como recurso “sedutor” para o ensino. Contudo, ocorre uma inviabilidade técnica para selecionar ou até mesmo avaliar em uma atividade didática. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo identificar como avaliar o vídeo educacional. Utilizando-se de uma construção intertextual e, portanto, atualizando-se, como nos ensina o filósofo Pierre Levy, construíram-se as dimensões da gramática do design visual para um vídeo educacional. Este estudo avalia que a análise de um vídeo pode ocorrer por intermédio de uma rubrica, com as dimensões previamente estabelecidas. Considerou-se que deve ser avaliada a gramática visual dentro de dimensões previamente estabelecidas, mas também, deve-se empregar a tecnologia assistiva.

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Biografia do Autor

Marco Antonio Gomes Teixeira da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Bacharelado em Informática (Enf. Análise Sistema) pela Universidade Estácio de Sá (2007), Tecnólogo em Sistemas de Telecomunicações pelo Instituto Federal Fluminense - IFF (2014); Especialização em Sistemas de produção - IFF (2008) e Docência do século XXI - IFF (2015); Mestrado em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2019).  Doutorando em Ciências Naturais - UENF (2021-2025), linha de ensino de ciências, com pesquisa na formação de professores no contexto das TIC e acessibilidade. Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação e gestão de ambientes de redes internas e VPN.   Atualmente pesquisa sobre a formação de professores sobre: letramento digital e desenvolvimento de objetos digitais de aprendizagem com aspectos inclusivos e recursos de acessibilidade.

Mariana Mattos Manhães Machado, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Licenciada em Química. Especialista em Gestão Escolar. Especialista em psicopedagogia clínica e gestão. Mestra e atualmente doutorandos pelo PGCN, CCT/ UENF, com pesquisa na área de recursos para apoiar a aprendizagem do aluno com TEA.

Sergio Luis Cardoso, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ (1986-1990). Doutor em Ciências na área Química Orgânica pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991-1995), após realização da parte experimental de sua tese (doutorado sanduiche) no Center for the Earlier Events in Photosynthesis na Arizona State University, Arizona, EUA (1993-1994). Professor Associado I - Nível E, faixa XVII da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ (desde 02/1997).

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Publicado

2024-10-09

Como Citar

Silva, M. A. G. T. da, Machado, M. M. M., & Cardoso, S. L. . (2024). Gramática visual como instrumento para avaliar o design do vídeo educacional. Revista Educar Mais, 8, 601–613. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4042

Edição

Seção

Artigos