A Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: breve trajeto histórico até o IFRJ Campus Niterói
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4009Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Revisão narrativa de literatura, IFRJ campus NiteróiResumo
Considerando a existência secular da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, cuja contextualização se dá num cenário móvel de organização, reorganização e expansão ao longo do tempo, e a relevância do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) para a região que o rodeia, este trabalho objetiva recuperar o contexto histórico que levou à construção e à consolidação do IFRJ, com foco no campus Niterói, a partir do tracejamento de uma breve trajetória da EPT no Brasil. Desse modo, partindo de uma revisão narrativa de literatura, que se caracteriza pela descrição ampla de um assunto pré-determinado, de maneira rápida e não sistematizada, este estudo estrutura-se a partir de dois contextos historicamente inter-relacionados: a) O princípio da EPT: a educação e trabalho nos contextos colonial e imperial e b) O Instituto Federal do Rio de Janeiro: criação, consolidação e retrato atual do campus Niterói.
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