Divulgação científica: conceitos, aproximações, diferenças e relação com feiras de ciências
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3936Palavras-chave:
Divulgação Científica, Feiras de Ciências, Popularização da CiênciaResumo
Neste trabalho apresenta-se uma revisão da literatura, em que foram reunidos e discutidos um conjunto de trabalhos científicos visando um aprofundamento teórico a fim de contribuir para elucidação dos conceitos e área de abrangência da Divulgação Científica (DC) e sua articulação com as Feiras de Ciências (FCs). São abordados aspectos relacionados: a uma breve biográfica do cientista José Reis e suas contribuições para a DC no Brasil; as terminologias associadas a DC e suas origens; as questões que permeiam os propósitos e práticas em divulgação científica; as contribuições da DC para o Ensino e; a estreita relação da DC com as FCs. A partir da discussão feita, argumentamos que a Feira de Ciências constitui um importante meio para DC dialógica, na acepção de Paulo Freire, visto que se trata de um espaço de troca e socialização dos conhecimentos científicos. Além disso, torna-se necessário conduzir um maior número de estudos a fim de contribuir para um melhor tratamento da temática e investigar as suas potencialidades
Downloads
Referências
BUENO, Wilson Costa. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & informação, v. 15, n. 1esp, p. 1-12, 2010.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019.
FIORI, Ernani Maria. Aprender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019. p. 11-30.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
GERMANO, Marcelo Gomes; KULESZA, Wojciech Andrzej. Popularização da ciência: uma revisão conceitual. Caderno Brasileiro de ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 7-25, 2007.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: projetos de pesquisa, pesquisa bibliográfica, teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Atlas, 2017.
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 3, p. 45-61, 2001.
MASSARANI, Luisa; MOREIRA, Ildeu de Castro. Divulgação científica no Brasil: algumas reflexões sobre a história e desafios atuais. In: MASSARANI, Luisa; MOREIRA, Ildeu de Castro. Pesquisa em Divulgação Científica: Textos Escolhidos. 1. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz/COC, 2021. p. 15-55. Disponível em: https://www.inctcpct.ufpa.br/index/2021/04/22/novo-livro-pesquisa-em-divulgacao-cientifica-textos-escolhidos/. Acesso em 13 maio 2023.
MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C.; BRITO, F. Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, UFRJ, 2002.
MARASCIULO, Marília. Quem foi José Reis, o pai da divulgação científica no Brasil. [online] Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/06/quem-foi-jose-reis-o-pai-da-divulgacao-cientifica-no-brasil.html. Acesso em: 28 mai. 2023.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação (Bauru), v. 12, p. 117-128, 2006.
MANCUSO, Ronaldo; LEITE FILHO, Ivo. Feiras de Ciências no Brasil: uma trajetória de quatro décadas. In: Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica: Fenaceb. Brasília: MEC/SEB, 2006. [online] disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/fenaceb.pdf. Acesso em: 28 de dez. de 2023.
PAVÃO, Antônio Carlos; LIMA, Maria Edite Costa. Feiras de ciência, a revolução científica na escola. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 1–11, 2019. DOI: 10.21713/rbpg.v15i34.1612. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1612. Acesso em: 19 jun. 2023.
PORFIRO, Leandro Daniel et al. História e memórias de feiras de ciências em espaços escolares. Goiânia: PUC Goiás, 2018. Tese, Escola de formação de professores e humanidades, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2018.
REIS, José. Divulgação da ciência, Ciência e Cultura, v.6, n.2, p. 57-60, junho de 1954. In: Massarani, Luisa. José Reis: reflexões sobre a Divulgação Científica/ organizado por Luisa Massarani e Eliane Monteiro de Santana Dias. – Rio de Janeiro: Fiocruz/COC, 2018.
REIS, José. Palestra realizada no Instituto de Genética, da Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz (Universidade de São Paulo), em 29 de março de 1962. Texto publicado na revista Anhembi, n.140, v.XLVII, p.1-16, julho de 1962. In: Massarani, Luisa. José Reis: reflexões sobre a Divulgação Científica/ organizado por Luisa Massarani e Eliane Monteiro de Santana Dias. – Rio de Janeiro: Fiocruz/COC, 2018.
REIS, José. A Divulgação Científica e o ensino. Ciência e Cultura, v.16, n.4, 1964. In: Massarani, Luisa. José Reis: reflexões sobre a Divulgação Científica/ organizado por Luisa Massarani e Eliane Monteiro de Santana Dias. – Rio de Janeiro: Fiocruz/COC, 2018.
REIS, José. Feiras de ciência: Uma revolução pedagógica. Instituto de Física Teórica, São Paulo, 1965. In: Massarani, Luisa. José Reis: reflexões sobre a Divulgação Científica/ organizado por Luisa Massarani e Eliane Monteiro de Santana Dias. – Rio de Janeiro: Fiocruz/COC, 2018.
ROLAN, Catia Viana. Feiras de ciências e mostras científicas: debate e proposta sobre seus conceituais. Dissertação (Mestrado Profissional) –Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Pelotas, 2016
SÁNSHEZ MORA, Ana Maria. A divulgação da ciência como literatura. Tradução: Silvia Perez Amato. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, UFRJ, 2003.
SABBATINI, Marcelo. Alfabetização e cultura científica: conceitos convergentes. Ciência e comunicação, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2004.
SCAGLIONI, Cicero Gularte et al. Estudo de teses e dissertações nacionais sobre Feiras de Ciências: mapeamento dos elementos que envolvem uma Feira de Ciências e suas interligações. Revista Educar Mais, v. 4, n. 3, p. 738-755, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tamires Rosa Soares , André de Azambuja Maraschin, Cícero Gularte Scaglioni, Rafaele Rodrigues de Araujo, Pedro Dorneles
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.