Considerações sobre os jogos, a ludicidade e o design: uma revisão de obras recorrentemente citadas na Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3818Palavras-chave:
Jogos, Ludicidade, Design, EducaçãoResumo
Esta revisão bibliográfica e ensaio teórico tem por objetivo apresentar discussões sobre jogos, ludicidade e design por meio da análise de três obras recorrentemente citadas em trabalhos provenientes do campo da Educação Matemática. Os livros em questão são Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura, de Johan Huizinga, Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem, de Roger Caillois, e A realidade em jogo: por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo, de Jane McGonigal. A seleção destas monografias se deu por intermédio de uma revisão de literatura feita no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD), analisando-se a frequência de citação/referência nos trabalhos filtrados e as potencialidades teóricas vislumbradas em cada uma. Mediante uma leitura detalhada das obras na íntegra, foi possível identificar e descrever alguns conceitos potencialmente relevantes, quais sejam: paidia, ágon, ludus, agôn, alea, mimicry, ilinx, delegação, estado de fluxo, fiero, recompensas intrínsecas e extrínsecas e atividades autotélicas. Com isso, espera-se que emerjam novos olhares a respeito dos jogos, da ludicidade e do design, especialmente quando aplicadas à Educação.
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Referências
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