Construção de conceitos matemáticos por crianças surdas e ouvintes usuárias de libras na escola Alfredo Dub
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3810Palavras-chave:
Material Manipulável, Blocos Lógicos, Educação Matemática, Surdez, Educação InfantilResumo
O presente artigo descreve uma pesquisa qualitativa realizadas com três crianças, duas da Educação Infantil e outra do 2º ano do Ensino Fundamental, da Escola X. O objetivo é descrever e analisar sobre a resposta das crianças quanto a comparação e a classificação de diferentes elementos, usando bolas e os Blocos Lógicos. O texto discorre sobre a Educação de Surdos e a Educação Matemática, descrevendo as atividades aplicadas com as crianças, que abordaram conceitos de comparação, classificação e seriação, e ainda, tamanho, quantidade e forma. Os dados foram produzidos e coletados a partir de filmagens. Como resultados destacam-se: as crianças apresentaram resultados semelhantes de raciocínio, o uso da Libras como forma de comunicação facilitou o processo e a comparação foi realizada considerando apenas um critério por vez.
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