Modelos na Ciência segundo Bunge e a investigação baseada em modelos: aproximações e propostas de atividades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3686

Palavras-chave:

modelos, MBI, Investigação baseada em modelos, Bunge

Resumo

Neste artigo, trazemos uma discussão sobre o papel dos modelos na construção do conhecimento científico e suas possíveis contribuições para o ensino de ciências. Para isso, pautamos a noção de modelo presente na filosofia da ciência de Mario Bunge, aproximando-a das discussões sobre modelos e modelização na educação em ciências, em específico, em torno da abordagem de ensino “Investigação Baseada em Modelo” (MBI). Propomos um detalhamento de aspectos da MBI tomando como base aspectos da filosofia de Bunge e, por fim, apresentamos dois exemplos de atividades para o ensino de ciências, que contemplam as aproximações teóricas que propomos.

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Biografia do Autor

Márlon Pessanha, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutor em Ciências (2014) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (área de concentração em Física) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências Naturais (2009) e Licenciado em Física (2006) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Atua em pesquisas relacionadas à área de educação e educação em ciências (Física, Astronomia e Química), nos seguintes temas: inovação curricular e inovação didática; cultura didática e cultura escolar; obstáculos de aprendizagem (didático-pedagógicos, epistemológicos e emocionais); planejamento didático; tecnologias digitais no ensino; e ensino inclusivo.

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Publicado

2024-04-04

Como Citar

Pessanha, M. (2024). Modelos na Ciência segundo Bunge e a investigação baseada em modelos: aproximações e propostas de atividades. Revista Educar Mais, 8, 176–194. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3686

Edição

Seção

Artigos