Modelos na Ciência segundo Bunge e a investigação baseada em modelos: aproximações e propostas de atividades
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3686Palavras-chave:
modelos, MBI, Investigação baseada em modelos, BungeResumo
Neste artigo, trazemos uma discussão sobre o papel dos modelos na construção do conhecimento científico e suas possíveis contribuições para o ensino de ciências. Para isso, pautamos a noção de modelo presente na filosofia da ciência de Mario Bunge, aproximando-a das discussões sobre modelos e modelização na educação em ciências, em específico, em torno da abordagem de ensino “Investigação Baseada em Modelo” (MBI). Propomos um detalhamento de aspectos da MBI tomando como base aspectos da filosofia de Bunge e, por fim, apresentamos dois exemplos de atividades para o ensino de ciências, que contemplam as aproximações teóricas que propomos.
Downloads
Referências
ABD-EL-KHALICK, Fouad; LEDERMAN, Norman. Improving science teachers’ conceptions of the nature of science: a critical review of the literature. International Journal of Science Education, v. 22, n. 7, p. 665-701, 2000.
BAGDONAS, Alexandre. Controvérsias envolvendo a natureza da ciência em sequências didáticas sobre cosmologia. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), 2015.
BAZE, Christina; GRAY, Ron. Modeling "Tiktaalik": Using a Model-Based Inquiry Approach to Engage Community College Students in the Practices of Science during an Evolution Unit. Journal of College Science Teaching, v. 47, n. 4, p. 12-20, 2018.
BOLGER, Molly; OSNESS, Jordan; GOUVEA, Julia; COOPER, Alexandra. Supporting Scientific Practice through Model-Based Inquiry: A Students’-Eye View of Grappling with Data, Uncertainty, and Community in a Laboratory Experience. CBE - Life Sciences Education, v. 20, n. 4, p. 1-22, 2021.
BUNGE, Mario. La Investigación Científica. Barcelona: Ariel, 1969.
BUNGE, Mario. La ciencia: su método y su filosofía. Buenos Aires: Siglo Veinte, 1972.
BUNGE, Mario. Teoria e Realidade. São Paulo: Perspectiva, 1974.
CHALMERS, Alan. O que é a ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
CLEMENT, John. Model based learning as a key research area for science education. International Journal of Science Education, v. 22, n. 9, p. 1041-1053, 2000.
COLL, Richard; FRANCE, Bev; TAYLOR, Ian. The role of models/and analogies in science education: implications from research. International Journal of Science Education, v. 27, n. 2, p. 183-198, 2005.
COOPER, A. C.; SOUTHARD, K. M.; OSNESS, J. B.; BOLGER, M. S. The Instructor's Role in a Model-Based Inquiry Laboratory: Characterizing Instructor Supports and Intentions in Teaching Authentic Scientific Practices. CBE - Life Sciences Education, v.21, n. 1, p. 1-19, 2022.
CUPANI, Alberto Osmar; PIETROCOLA, Maurício. A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, n. 19, número especial, p. 100-125, 2002.
DANLADI, Sa'Idu; NWOSU, Apollonia Anaele; GUMEL, Sani Abdullahi. Effect of Model Based Inquiry on Achievement and Critical Thinking of College Pre-Service Chemistry Teachers. Journal of Science and Mathematics Education in Southeast Asia, v. 42, p. 1-26, 2019.
GILBERT, John; BOULTER, C. J. Stretching model too far. In: Annual Meeting of the American Educational Research Association. San Francisco, 22-26, 1995.
GOBERT, Janice; CLEMENT, John. Student-generated diagrams versus student-generated summaries on conceptual understanding of causal and dynamic knowledge in plate tectonics. Journal of Research in Science Teaching, v. 36, n. 1, p. 39–53, 1999.
GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio. Mental models, conceptual models, and modeling. International Journal of Science Education, v. 22, n. 1, p. 1-11, 2000.
GRIFFITH, J.; KOZICK-KINGSTON, M. Arctic Feedbacks: Not All Warming Is Equal. Science Teacher, v. 89, n. 4, p. 38-45, 2022.
GIL-PÉREZ, D.; MONTORO, I. F..; ALÍS, J. C. CACHAPUZ, A..; PRAIA, J. Para uma Imagem Não-deformada do Trabalho Científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.
HERNÁNDEZ, M. I.; COUSO, D.; PINTÓ, R. (). Teaching acoustic properties of materials in secondary school: Testing sound insulators. Physics Education, 46(5), 559-569, 2011.
HODSON, Derek. Nature of Science in the Science Curriculum: Origin, Development, Implications and Shifting Emphases. In: Matthews, M. R. (Ed.). International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching, Heidelberg: Springer Netherlands, p. 911-970, 2014.
KHAN, Samia. Model-based inquiries in chemistry. Science Education, v. 91, n. 6, p. 877-905, 2007.
MARTINS, André Ferrer Pinto. Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703-737, 2015.
MATTHEWS, M. R. Science teaching: the role of history and philosophy of science. New York: Routledge, 1994.
MELLADO, Vincent; CARRACEDO, D. Contribuciones de la filosofía de la ciencia a la didáctica de las ciencias. Enseñanza de las ciencias, v. 11, n. 3, p. 331-339, 1993.
PIETROCOLA, Maurício. Construção e realidade: o realismo científico de Mario Bunge e o ensino de ciências através de modelos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 4, n. 3, p. 213-227, 1999.
PIETROCOLA, Maurício. A história e a epistemologia no ensino das ciências: dos processos aos modelos de realidade na educação científica. In: ANDRADE, M. R. A ciência em perspectiva: Estudos, ensaios e debates. Rio de Janeiro: MAST: SBHC, 2002.
SCHWARZ, Christine Virginia; WHITE, Barbara. Metamodeling knowledge: Developing students’ understanding of scientific modeling. Cognition and Instruction, v. 23, n. 2, p. 165-205, 2005.
VAN DER VALK, Ton; VAN DRIEL, Jan; DE VOS, Wobbe. Common characteristics of models in present-day scientific practice. Research in Science Education, v37, n. 4, p. 469-488, 2007.
WINDSCHITL, Mark; THOMPSON, Jessica; BRAATEN, Melissa. Beyond the scientific Method: Model-Based Inquiry as a New Paradigm of Preference for School Science Investigations. Science Education, v. 92, n. 5, p. 941-967, 2008.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar, 1ª Ed., Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Márlon Pessanha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.