Participação de atores privados na rede pública estadual de educação do Piauí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3677

Palavras-chave:

Política Educacional, Educação Básica, Privatização, Oferta Educativa

Resumo

O modelo de descentralização adotado no Brasil durante a década de 1990 redefiniu as políticas públicas sociais reordenando as responsabilidades entre as esferas governamentais incumbindo-as em níveis locais. Dado o exposto, o presente texto discorre sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs) para o atendimento educacional pelos sistemas de ensino. O objetivo da pesquisa é analisar a privatização na Educação Básica da Rede Estadual Pública do Piauí, a partir da identificação dos atores privados na adoção de programas e projetos implementados na política educacional da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC/PI). Como aporte teórico dialogou-se com os estudos de autores como Paro (1992); Luz (2000); Mészaros (2006); Harvey (2008); Adrião (2009); Robertson (2013); Peroni e Caetano (2016); Goulart, Cássio e Ximenes (2019); Cássio (2019); Adrião, (2022). Utilizou-se a metodologia de pesquisa quanti-qualitativa com uso da pesquisa documental e análise de estatísticas educacionais. Evidenciou-se na caracterização dos dados, a presença de programas criados por fundações, institutos e organizações sociais filantrópicas nas dimensões de gestão e oferta educacional atuando na rede estadual de educação do estado do Piauí. Os resultados sinalizaram para o avanço e ampliação de Parcerias Público-Privadas (PPPs), assumindo a responsabilidade através de projetos e programas na rede estadual de educação do Piauí, que atuam na gestão e oferta, em nome do discurso construído a partir da “eficiência e gestão por resultados”, pelo meio do estabelecimento de parcerias com o setor privado. Os resultados ainda apontaram para o aumento das filantropias, destacando-se a atuação na oferta educativa e o forte incremento de ações que mediam a tecnológica na educação básica, por meio de programas e projetos voltados para o ensino, formação de professores e de gestores escolares.

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Biografia do Autor

Tauana Tamires da Rocha Silva, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2023). Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Guarulhos, na linha de pesquisa em Educação, Estado e Trabalho. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (Geppege).

Samara de Oliveira Silva, Universidade Estadual do Piauí - UEPI

Doutora em Educação - Faculdade de Educação da UNICAMP, Mestre em Educação pela UFPI, Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, Especialista em Psicologia da Educação pela UFPI. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Piauí, pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Gestão da Educação -NUPPEGE (UFPI), membro do Núcleo de Estudos em Educação e Sociedade -NEPES/ UESPI e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE - UNICAMP). Vem atuando em pesquisas principalmente nos seguintes temas: Financiamento da Educação no Contexto do Fundeb; Políticas Educacionais para o Ensino Médio; Remuneração de Professores de Escolas Públicas de Educação Básica no Contexto do Fundef/ Fundeb e do PSPN, com o estudo nas áreas da Gestão escolar e Políticas Educacionais. Coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UESPI (2012-2015; e atual biênio 2019-2021), coordenou o Subprojeto do Programa de Iniciação Docência(PIBID-CAPES (2013-2015) e de 2020 a atual no Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira (Parnaíba-PI). Tem ministrado disciplinas na área de Fundamentos Políticos Administrativos da Educação; Membro do Comitê Piauí da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e coordenadora estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE - PI -2020-2022). Foi professora e coordenadora pedagógica da Educação Básica da Rede Estadual do Piauí e da rede municipal de Teresina no período de 2001 a 2012.

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Publicado

2024-04-22

Como Citar

Silva, T. T. da R., & Silva, S. de O. (2024). Participação de atores privados na rede pública estadual de educação do Piauí. Revista Educar Mais, 8, 228–245. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3677

Edição

Seção

Artigos