O compliance na educação profissional e tecnológica: uma análise sobre a importância da aplicação na educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3414

Palavras-chave:

Institutos Federais, Compliance, Formação cidadã

Resumo

Os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia possuem projetos pedagógicos organizados visando a educação além do espaço formal, proporcionando experiências que exerçam uma função educadora na construção de uma sociedade solidária entre indivíduos, povos e nações. Por isso, é de grande importância que seus funcionários estejam atentos aos princípios éticos, já que uma instituição de ensino também tem o dever de servir como exemplo e local de reflexão para a construção de valores pautados em princípios éticos dentro e fora da instituição O compliance sustenta todos os esforços envidados pela instituição para o estrito cumprimento das exigências legais e, logo, reduz os riscos de possíveis desvios de conduta. Busca a preservação da imagem institucional e contribui para a produção de novos conhecimentos. A presente pesquisa tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o compliance nos Institutos Federais, com um olhar sobre sua implementação no Instituto Federal de Brasília, passando pela importância dos IF na formação cidadã.

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Biografia do Autor

Sérgio Dias de Azevedo, Instituto Federal de Brasília

Pedagogo, Especialista em Currículo e Prática Docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT/IFB, Brasília/DF – Brasil.

Keila Lima Sanches, Instituto Federal de Brasília - IFB

Engenheira Florestal, Mestra e Doutora em Economia Florestal e Docente do Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília/DF – Brasil.

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Publicado

2024-01-04

Como Citar

Dias de Azevedo, S., & Lima Sanches, K. (2024). O compliance na educação profissional e tecnológica: uma análise sobre a importância da aplicação na educação profissional e tecnológica. Revista Educar Mais, 8, 69–81. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3414

Edição

Seção

Artigos