A importância da relação professor e estudante no Ensino Superior para a motivação da aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3384

Palavras-chave:

Pedagogia universitária, Interações, Padrões motivacionais, Teoria das Representações Sociais, Indução de metáforas

Resumo

O artigo discute a importância da relação professor e estudante na motivação da aprendizagem. Com foco no ensino superior, o trabalho teve como base a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1976). Trata-se de uma pesquisa de delineamento qualitativo, que apresenta como objetivo conhecer, mediante metáforas, a representação da relação professor e estudante no ensino superior e a relação desta com a motivação da aprendizagem. Utilizou-se como dispositivo para produção de dados a entrevista com indução de metáforas. A colaboradora da pesquisa foi uma estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública do estado da Bahia. Na análise dos dados produzidos aproximamo-nos da Técnica Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) em sua versão temática. Os principais resultados indicam que a relação entre professores e estudantes pautada na parceria, comprometimento, acolhimento, diálogo e incentivo tem um peso significativo para conferir sentido à aprendizagem, influenciando na motivação, no prazer em aprender e no engajamento estudantil no curso.

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Biografia do Autor

Charlene Carneiro Quinto dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Psicopedagoga pela Faculdade Adventista da Bahia. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária (NEPPU/UEFS), pesquisando sobre motivação da aprendizagem e relação professor e estudante no Ensino Superior.

Marinalva Lopes Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Pós-doutora em educação pela UNISINOS; Doutora em Educação pela Université de Sherbrooke, Canadá; Mestrado em Educação pela UFBA. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).; Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU)

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

Carneiro Quinto dos Santos, C., & Lopes Ribeiro, M. (2023). A importância da relação professor e estudante no Ensino Superior para a motivação da aprendizagem. Revista Educar Mais, 7, 665–682. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3384

Edição

Seção

Artigos