A relação do sujeito com a tecnologia na perspectiva Freireana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3379

Palavras-chave:

Tecnologia e Educação, Método Paulo Freire, Ciência, Tecnologia e Sociedade

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir através da perspectiva freireana, o potencial da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) na escola, contribuindo na emancipação e socialização dos sujeitos, além da objetificação deles. Esta problematização parte da relação epistemológica entre sujeito e realidade presente na obra de Freire, resultando no conceito de ruído tecnológico. Foi utilizado no presente estudo a metodologia qualitativa, com critérios de análise do tema proposto criados após pesquisa bibliográfica, e realização de grupo focal com professores da rede pública e privada do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Como resultado, constatou-se que existe um desconforto na relação do sujeito com a tecnologia no âmbito dos espaços escolares, ampliando a necessidade de se discutirem os aspectos relacionado ao quanto a sociedade está, em sua maioria, sendo beneficiada ou não com os avanços tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Ramos

Mestre em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul . Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2006), com especialização em Informática para Professores pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atua como professor de escola da Prefeitura Municipal de Xangri-Lá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Eucação Fundamental nível 1, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e tecnologia.

Luciano Andreatta Carvalho da Costa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Possui graduação em Engenharia Civil (1994) e Licenciatura em Matemática (1998), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, especialização em Edificações pela PUCRS (1996), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Engenharia Civil pela UFRGS, no tema da Educação em Engenharia, tendo sido a tese premiada pelo PAPED - Programa de Apoio à Pesquisa em EAD da CAPES. É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, fazendo parte do corpo docente dos cursos de Engenharia, coordenando o Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática - PPGSTEM e atuando como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED. Atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. É Professor de Matemática da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. De fevereiro de 2011 a dezembro de 2014 exerceu o cargo de Diretor Técnico da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do RS e foi membro do Conselho Superior da UERGS. De 2007 a 2010 exerceu os cargos de coordenador de curso de Engenharia civil e Presidente de Colegiado de Engenharia e Tecnologias junto ao Centro Universitário Metodista do IPA. É vice-coordenador do comitê de assessoramento da FAPERGS da área de Educação. Tem experiência na área de Educação Científica e Tecnológica, com organização e capítulos de livros, artigos científicos, revisão de periódicos e editoras, bem como experiência em orientação acadêmica de mestrado e doutorado.

Referências

ARRUDA, D. P. O manejo de recursos audiovisuais na socioeducação. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 7(2), 47-55.

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BURILLE, N. et al. A tecnologia como possibilidade de inovação na educação. Revista Educar Mais. Volume 5, Nº 5, 2021.

CASTRO, M., M.; LOURENÇO DE SOUZA, E. A pedagogia da alternância na perspectiva freireana. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, 8, 53-66.

COSTA, L. A. C da. A avaliação da aprendizagem no ensino de estruturas: epistemologia, tecnologia e educação a distância. Tese apresentada junto ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2004.

DIAMANDIS, P. H.; KOTLER, S. Abundância: o futuro é melhor do que você imagina. São Paulo: HSM Editora, 2012.

FREIRE, P. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

_________ Educar com a Mídia: novos diálogos sobre educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

_________ Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

HAN, B. Sociedade do Cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. Disponível em:

https://eaesp.fgv.br/ensinoeconhecimento/centros/cia/pesquisa. Acesso em: 16 de abril de 2019.

LANIER, J. Bem-Vindo ao futuro: Uma visão humanista sobre o avanço da tecnologia. São Paulo: Editora Saraiva, 2012.

LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A Cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

MIOTTO, K. et al. A educação para além da escola: considerações sobre o ato de educar à luz de Paulo Freire. Revista Educar Mais. Volume 6, Nº 1, 2022.

Downloads

Publicado

2023-07-13

Como Citar

Ramos, A., & Costa, L. A. C. da. (2023). A relação do sujeito com a tecnologia na perspectiva Freireana. Revista Educar Mais, 7, 596–605. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3379

Edição

Seção

Artigos