Automedicação e descarte de medicamentos: uma estratégia para o ensino da química orgânica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3370

Palavras-chave:

Ensino de Química;, Automedicação;, Descarte Consciente.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é investigar a aplicação da temática “automedicação e descarte correto de medicamentos” no contexto das aulas de Química Orgânica, suscitando a discussão sobre os perigos de tais práticas. A pesquisa possui natureza qualitativa, do tipo participante, desenvolvida numa turma de primeiro ano do ensino médio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Currais Novos/RN, em três momentos de intervenção pedagógica. Identificou-se estreita relação entre as atividades propostas e os conteúdos conceituais sobre funções orgânicas, geometria molecular e propriedades físico-químicas dos medicamentos, mediante intensa participação dos alunos na construção dos modelos moleculares dos fármacos, no folder para divulgação da campanha de sensibilização acerca do descarte correto de medicamentos vencidos e na construção de um ponto de coleta de medicamentos. Como resultados, notou-se que os principais conteúdos atitudinais abordados foram os riscos da automedicação, descarte incorreto de medicamentos vencidos e suas implicações ao meio ambiente, além do engajamento dos grupos de trabalho, a participação ativa dos alunos e o envolvimento com toda a comunidade escolar através da campanha de sensibilização sobre os riscos da automedicação e divulgação do ponto de coleta de medicamentos vencidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Argeu Cavalcante Fernandes, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutor em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Educação (Ensino de Ciências Exatas e Ambientais) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em parceria com IFRN e UFERSA. Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Professor de Química EBTT do IFRN campus Currais Novos, com atuação nos níveis médio e superior. Realiza pesquisa na área de ensino de química na perspectiva do ensino mediado pelas tecnologias, metodologias ativas, experimentação investigativa e processo de avaliação.

Fernanda Soares Pereira de Lima, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Possui licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela mesma instituição. Durante a graduação participou como membro do projeto de pesquisa "Construção de orbitais atômicos e híbridos com isopor para utilização como ferramenta visual para o ensino de hibridização" e como monitora na disciplina de Físico-Química. Foi bolsista CAPES com participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no Programa Residência Pedagógica (PRP).

Referências

ARRAIS, Paulo Sergio Dourado; FERNANDES, Maria Eneide Porto; DAL-PIZZOL, Tatiane da Silva; RAMOS, Luiz Roberto; MENGUE, Sotero Serrato; LUIZA, Vera Lucia; TAVARES, Noemia Urruth Leão; FARIAS, Mareni Rocha; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora; BERTOLDI, Andréa Dâmaso. Prevalência da automedicação no Brasil e fatores associados. Revista Saúde Pública, São Paulo, v. 50, n. 2, p.1S-11S, 2016.

ATKINS, Peter; JONES, Loreta; LAVERMAN, Leroy. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 1084 p.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução Esteia dos Santos Abreu - Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. 316 p.

BARBOSA, Rejane Martins Novais; JÓFILI, Zélia Maria Soares. Aprendizagem Cooperativa e Ensino de Química - Parceria que dá certo. Ciência e Educação (UNESP), São Paulo, v. 10, n.1, p. 55-61, 2004.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. 164 p.

COHEN, Elizabeth; LOTAN, Raquel. Planejamento em grupo: estratégias para salas de aulas heterogêneas. 3 ed. Porto Alegre: Penso, 2017. 256 p.

CONSTANTINO, Viviane Macedo; FREGONESI, Brisa Maria; TONANI, Karina Aparecida de Abreu; ZAGUI, Guilherme Sgobbi; TONINATO, Ana Paula Contiero; NONOSE, Eliana Roldão dos Santos; FABRIZ, Luciana Aparecida; SEGURA-MUÑOZ, Susana Inés. Estoque e descarte de medicamentos no domicílio: uma revisão sistemática. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 2, p.585-594, 2020.

CORRÊA, TAIS Arthur.; SOARES, Leililene Antunes; CARIAS, Tatiane da Rocha. Medicamentos como tema gerador no processo ensino-aprendizagem de Química Orgânica. In: Taís de Souza Alves Coutinho; Kelly da Silva; Marco Antônio Barroso. (Org.). Além da sala de aula: relatos sobre ensino, pesquisa e extensão. 1. ed. Belo Horizonte: EdUEMG, 2020, p. 33-54. Disponível em: http://eduemg.uemg.br/catalogo. ISBN 978-65-86832-05-1.

DOMBROVSKI, Liliane; KUESTER, Rosiane Maira; ROSA; Priscila Batista da; SESTILE, Caio Cesar; TENFEN, Adrielli; NEIS, Vivian Binder. Avaliação do perfil de consumo, armazenamento e descarte de medicamentos por indivíduos que frequentam farmácias privadas em Jaraguá do Sul-SC. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, p. 1-11, 2021.

EIDT, Nadia Mara; TULESKI, Silvana Calvo; FRANCO, Adriana de Fátima. Atenção não nasce pronta: o desenvolvimento da atenção voluntária como alternativa à medicalização. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 1, p. 78–96, 2014.

FATARELI, Elton Fabrino; FERREIRA, Luciana Nobre de Abreu; FERREIRA, Jerino Queiroz ; QUEIROZ, Salete Linhares. Método cooperativo de aprendizagem Jigsaw no ensino de cinética química. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 161-168, 2010.

FERNANDES, Mayra Rodrigues; FIGUEIREDO, Roberta Carvalho de; SILVA, Luanna Gabriella Resende da; ROCHA, Rafaela Silva; BALDONI, André Oliveira. Armazenamento e descarte dos medicamentos vencidos em farmácias caseiras: problemas emergentes para a saúde pública. Einstein. v. 18, n. 1, p.1-6, 2020.

FERNANDES, Mayra Rodrigues; ROCHA, Rafaela Silva; SILVA, Isabella Ribeiro; FIGUEIREDO, Roberta Carvalho; BALDONI, André Oliveira. Prevalência e fatores associados à presença de medicamentos vencidos em estoques caseiros. Cadernos Saúde Coletiva, v. 28, n. 3, p. 390-399, 2020.

FERREIRA, Francisca das Chagas; LUNA, Graziela Gomes de; IZEL, Isabel Cristina Marizeiro; ORIENTADORA, Anne Cristine Gomes de Almeida. O impacto da prática da automedicação no Brasil: Revisão Sistemática. Brazilian Applied Science Review, Curitiba, v. 5, n. 3, p.1505-1518, 2021.

FLORÊNCIO, Thaíla de Mello; MALPASS, Geoffroy Roger Pointer. A brief explanation about environmental licenses in Brazil. The Nexus (online magazine of the American Chemical Society), 2014.

Disponível em: https://www.acs.org/content/dam/acsorg/greenchemistry/news/environmental-licenses-in-brazil.pdf. Acesso em 20 de junho de 2023.

FONSECA, Martha Reis Marques da. Química: ensino médio. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016. 370 p.

FURTADO, Raimundo Kauê Monteiro; CANTANHEDE, Leonardo Baltazar; CANTANHEDE, Severina Coelho da Silva. Atividades Em Grupos Comuns versus Aprendizagem Cooperativa: Percepções De Estudantes No Ensino Médio De Química. Educação Química En Punto De Vista, v.4, n. 1, p. 62-80, 2020.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176 p.

KWAK, Kyunghee; JI, Kyunghee; KHO, Younglim; KIM, Pilje; LEE, Jaean; RYU, Jisung; CHOI, Kyungho. Chronic toxicity and endocrine disruption of naproxen in freshwater waterfleas and fish, and steroidogenic alteration using H295R cell assay. Chemosphere, v. 204, n. 3, p. 156-162, 2018.

LIMA, Juliana Fernandes; SILVA, Carlos Cézar da. O uso de modelos moleculares no ensino de Química Orgânica. Revista Itinerarius Reflectionis, v. 10, n. 2, p. 5-29, 2015.

LIMA, Maria Basilio.; LIMA-NETO, Pedro de. Construção de modelos para ilustração de estruturas moleculares em aulas de Química. Química Nova, v. 22, n. 6, p.903-905, 1999.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; Layrargues, Philippe Pomier; Castro, Ronal de Souza (Org.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 249p.

NUÑEZ, Izauro Beltran; RAMALHO, Betania Leite. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática: O Novo Ensino Médio. Porto Alegre: Sulina, 2004. 300p.

OLIVEIRA, Leandro Antonio; SÁ, Eliane Ferreira de; MORTIMER, Eduardo Fleury. Transformação da ação mediada a partir da ressignificação do uso de objetos mediadores em aulas do ensino superior. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 251-274, 2019.

OLIVEIRA, Leandro Antonio; MORTIMER, Eduardo Fleury. Percepções de professores de Química do ensino superior sobre o uso de modelos moleculares em seus percursos profissionais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 22, p. e38016, 1-29, 2022.

OLIVEIRA, Laís Lima; MOURA, Nathale Prates Ribeiro; MARTINS-FILHO, Paulo Ricardo Saquete; LIMA, Gêniton Santos; TAVARES, Debora Santos; TANAJURA, Diego Moura. Avaliação Da Prática Da Automedicação Numa População Urbana Do Nordeste Do Brasil. Scientia Plena, v.12, n. 12, p. e127501, 1-8, 2016.

PAZINATO, Maurícius Selvero; BRAIBANTE, Hugo Tubal Schmitz; BRAIBANTE, Mara Elisa Fortes; TREVISAN, Marcela Capitanio; SILVA, Giovanna. Uma Abordagem Diferenciada para o Ensino de Funções Orgânicas através da Temática Medicamentos, Química Nova na Escola, v. 34, n. 1, p.21-25. 2012.

PEREIRA, Cleidivania Glécia; AGUIAR, Annalu Moreira; MENDES, Rafael de Carvalho; MARQUES, Ana Emilia Formiga. Descarte de medicamentos residencial: uma revisão integrativa. Revista Contexto & Saúde, v. 21, n. 43, p. 97-105, 2021.

POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángelo Gómez. A aprendizagem e o ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 296p.

RIBEIRO, Renata Deli da Rosa. Fármacos e automedicação: estratégias andragógicas no ensino de química orgânica na EJA. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Unipampa, Bagé: 2017.

ROSCOFF, Théo Lahorgue; RUFINO, Matheus de Lima; NUNES, Jhonatas da Silva; SANGIOGO, Fábio André. Uma Proposta de Ensino de Química com a Temática Covid-19 e Medicamentos. Revista Insignare Scientia, v. 5, n. 2, p. 467-484, 2022.

RUFATO, Glaucia Botan. Dificuldades de aprendizagem na escola e o uso excessivo de medicamentos. Revista Cocar, v.15, n. 33, p.1-20, 2021.

SCANDELARI, Maira Fernanda Rocha; ALVES, João Amadeus Pereira; ROEHRIG, Silmara Alessi Guebur. Ensino de biotecnologia a partir do enfoque CTSA: problematização sobre o uso e o descarte de medicamentos. Alexandria, 14, n. 1, p. 93-115. 2021.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho Cientifico. ed. 24. São Paulo: Cortez, 2016.

SILVA, Guilherme Balestiero da; TEODORO, Daniel Lino; QUEIROZ, Salete Linhares. Aprendizagem cooperativa no ensino de ciências: uma revisão da literatura. Investigações em ensino de ciências, v. 24, n. 2, p. 1-30, 2019.

SILVA, Maria Laura Maciel da; Pinheiro, Paulo César. A Educação Química e o Problema da Automedicação: Relato de Sala de Aula. Química Nova na Escola. v. 35, n. 2, p. 92-99, 2013.

STAKE, Robert Edward. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. ed.1. Porto Alegre: Penso, 2011. 263 p.

TOMKINS, Patrick; SAARISTO, Minna; BERTRAM, Michael; MICHELANGELI, Marcus; TOMKINS, Raymond; WONG, Bob. An endocrine-disrupting agricultural contaminant impacts sequential female mate choice in fish. Environmental Pollution. v. 237, p. 103-110, 2018.

VIEIRA, Flávia Monaco. Resíduos farmacêuticos: riscos ambientais do descarte inadequado de medicamentos. Natural Resources, v. 11, n. 1, p. 74-81, 2021.

VOIGT, Carmen. O ensino de Química 1. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019. 357 p.

Downloads

Publicado

2023-09-20

Como Citar

Fernandes, A. C., & Lima, F. S. P. de. (2023). Automedicação e descarte de medicamentos: uma estratégia para o ensino da química orgânica. Revista Educar Mais, 7, 820–835. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3370

Edição

Seção

Artigos