A potencialidade da metodologia de pesquisa narrativa em estudos qualitativos na área de políticas públicas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3359

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Pesquisa narrativa, Pesquisa qualitativa

Resumo

O estudo retoma teoricamente o potencial da narrativa e sua contribuição como percurso metodológico em pesquisas qualitativas no campo da análise de políticas educacionais no Brasil. O objetivo é situar a metodologia narrativa de pesquisa em educação na análise de políticas públicas, enfatizando o seu uso para compreender a conexão entre a dimensão dos sujeitos na sua relação com o contexto e a dimensão coletiva nas estratégias de ação em um programa ou prática organizacional. A narrativa, em consonância com Rodrigues e Prado (2015), Serodio e Prado (2017), e Prado, Soligo e Simas (2022), é uma prática discursiva que viabiliza a atribuição de sentido às experiências e vivências que emergem do cotidiano do trabalho na área da educação. Dado seu caráter dialógico e de valorização da subjetividade, a pesquisa narrativa é marcada por produções onde o pesquisador ou a pesquisadora falam com os sujeitos e a partir deles, caminhando na direção da superação da dicotomia sujeito-objeto. Interpreta-se que a pesquisa narrativa no campo das políticas públicas educacionais possibilita um conjunto relevante de perspectivas a se relacionar com o problema político, contemplando os elementos singulares que configuram as histórias, com os quais a realidade, ela própria, se modifica.

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Biografia do Autor

Camila Bourguignon de Lima, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com formação complementar (mobilidade acadêmica) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa-Portugal.

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Publicado

2023-07-13

Como Citar

Bourguignon de Lima, C. (2023). A potencialidade da metodologia de pesquisa narrativa em estudos qualitativos na área de políticas públicas educacionais. Revista Educar Mais, 7, 569–577. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3359

Edição

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Artigos