Avaliação da aprendizagem na ótica dos egressos da licenciatura em Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3314

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Licenciatura em Ciências da Natureza, Egressos

Resumo

Este estudo é parte da pesquisa desenvolvida no Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, desenvolvido no curso de Ciências da Natureza desta instituição no Campus Dom Pedrito, tendo como sujeitos os 70 egressos do curso, formados entre 2016 e 2022. Foi realizado devido a relevância da temática nos cursos de formação de professores e também por haver um quantitativo pouco expressivo de pesquisas sobre avaliação da aprendizagem nestes cursos. O estudo teve como objetivo compreender as perspectivas teóricas e práticas da avaliação emancipatória na percepção dos egressos da licenciatura. Metodologicamente trata-se de um estudo de caso, de cunho qualitativo e explicativo. Os dados foram obtidos por questionário online, enviado para os 70 egressos, respondidos por 20 deles, computando 29% da amostra. A interpretação dos dados está alicerçada na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados desta investigação indicam que o diálogo sobre avaliação ocorre na maioria das vezes nos componentes de Práticas Pedagógicas e de Educação. Sobre os instrumentos avaliativos utilizados no curso, a prova foi a mais mencionada, e, ao mesmo tempo, foi a mais citada como um instrumento que os discentes não utilizariam em sua prática docente. Os resultados apontam que os egressos entendem a avaliação como um processo, não devendo ser realizada de forma pontual, ressaltam a importância dos aspectos qualitativos e do diálogo durante o processo avaliativo. Alguns resultados baseados na perspectiva dos egressos apresentam indícios de uma avaliação alinhada à avaliação emancipatória, conceituada por Saul (2010)

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Biografia do Autor

Leticia Leite Chaves, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Licenciada em Ciências da Natureza, Mestre em Ensino, é professora da Educação Básica na rede municipal de Dom Pedrito.

Crisna Daniela Krause Bierhalz, Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA

Pedagoga, mestre e doutora em Educação, é professora associada na Universidade Federal do Pampa. Docente na Licenciatura em Ciências da Natureza e no Mestrado Acadêmico em Ensino. Faz parte do grupo de pesquisa GAMA- Grupo de pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação.

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Publicado

2023-09-11

Como Citar

Leite Chaves, L., & Krause Bierhalz, C. D. (2023). Avaliação da aprendizagem na ótica dos egressos da licenciatura em Ciências da Natureza. Revista Educar Mais, 7, 773–785. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3314

Edição

Seção

Artigos