Exergames como recurso para inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3104

Palavras-chave:

Educação Física, Exergames, Educação

Resumo

Este estudo objetivou investigar o que as evidências científicas têm discutido sobre o uso dos exergames nas práticas da cultura corporal trabalhadas nas aulas de Educação Física na educação básica. Buscando, um entendimento deste recurso tecnológico e sua relação com o ensino, visto que, as escolas tendem ao uso de recursos tradicionais, mesmo sabendo que, fora dos muros, a realidade do aluno e do professor é de um mundo virtualizado. Com base nas pesquisas encontradas, olhamos mais atentamente para o que está sendo pesquisado referente aos exergames e a Educação Física, entre o recorte temporal de 2006 a 2022. De acordo com os resultados obtidos e por achar importante a inserção das tecnologias no contexto escolar, esta revisão recomenda que pesquisas futuras sejam desenvolvidas referente a utilização dos exergames como recurso pedagógico capaz de potencializar a inclusão de alunos com deficiência no contexto escolar nas aulas de Educação Física. Estudos voltados à esta temática, precisam levantar problemáticas e reflexões que não fiquem reféns de uma abordagem pedagógica que não acompanha as gerações virtualizadas que estamos ensinando.

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Biografia do Autor

Karine Helena Morais, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Graduada em Educação Física Licenciatura pela Universidade do Vale do Itajaí. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Especialista em Educação Física e Esportes para Pessoas com Deficiência. Mestra em Educação e Doutoranda em Educação, ambos pela Universidade do Vale do Itajaí, com área de concentração na Educação Física, Educação Inclusiva e Tecnologias. Professora de Educação Física da Rede Municipal de Navegantes e Tutora Externa da Faculdade Leonardo da Vinci - UNIASSELVI.

Adriana Gomes Alves, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Doutora em Educação e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Orienta pesquisas de Mestrado em: Informática na Educação com enfoque nos temas jogos digitais e educação inclusiva.

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Publicado

2023-03-30

Como Citar

Morais, K. H., & Alves, A. G. (2023). Exergames como recurso para inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Revista Educar Mais, 7, 325–343. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3104

Edição

Seção

Artigos