O perfil socioeconômico e profissional do trabalhador-estudante do curso de Pós-graduação lato sensu em docência (EaD) do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Arcos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3095

Palavras-chave:

Educação a distância, Trabalhador-estudante, Condições sociais e educacionais

Resumo

Este artigo traz resultados de uma pesquisa desenvolvida no campo da Educação a Distância (EaD) que teve como objetivo principal investigar sobre as condições dos trabalhadores-estudantes na modalidade de Educação a Distância (EaD) do IFMG Arcos. A pesquisa realizou-se por meio de uma abordagem qualitativa e da aplicação de questionário eletrônico socioeconômico. Pode-se concluir com base nos dados obtidos e respaldando-se na teoria, que de um modo geral, os perfis de trabalhadores-estudantes estão cada vez mais presentes na EaD, e tal modalidade de ensino implica inúmeros desafios no processo de ensino-aprendizagem, estes se dividem entre o trabalho e estudo na EaD e possuem maior necessidade de gerenciamento do tempo com as atividades diárias.

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Biografia do Autor

Elaine Gonçalo Bento, Instituto Federal Minas Gerais - IFMG

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Licenciada em Pedagogia pela mesma Universidade. Pós-graduada em Docência com ênfase em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal Minas Gerais -Campus Arcos. Pós-graduada em Gestão em Educação à Distância - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Porto Velho Zona Norte. Pós-graduanda em Docência com ênfase em Educação Básica pelo Instituto Federal Minas Gerais -Campus Arcos . 

Dandara Lorrayne do Nascimento, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Doutoranda em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET MG e Mestra em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG (2021). Graduada em Matemática pelo Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga (2018). Professora do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Arcos, atuando nos cursos de Engenharia Mecânica e Pós-graduação em Docência (EaD).

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Publicado

2023-02-14

Como Citar

Bento, E. G., & do Nascimento, D. L. . (2023). O perfil socioeconômico e profissional do trabalhador-estudante do curso de Pós-graduação lato sensu em docência (EaD) do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Arcos. Revista Educar Mais, 7, 251–262. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3095

Edição

Seção

Artigos