A reflexividade como fundamento do desenvolvimento profissional docente
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3091Palavras-chave:
Reflexividade docente;, Aprendizagem;, Desenvolvimento profissional docente.Resumo
Este estudo aprofunda as discussões acerca da reflexividade docente, apresentando como objetivo compreender a potência da reflexividade ao desenvolvimento profissional docente. Trata-se de um ensaio teórico de abordagem qualitativa, a partir de uma revisão sistematizada da literatura mais pertinente sobre o tema. Os autores que nortearam o estudo foram: Alarcão (2001; 2011), Schön (2000), Pérez Gómez (1995), Rausch (2008), Zeichner (2008), Sá-Chaves (2001) e Sadalla e Sá-Chaves (2008). Evidencia-se que, apesar dos desafios postos à prática docente, é possível tornar-se um docente reflexivo que contribua com o próprio crescimento profissional e com a aprendizagem dos alunos. Além disso, compreende-se que a busca pela reflexividade docente pode encontrar um caminho com muitos desafios e contratempos, mas que no coletivo de professores, escola, gestão e supervisão, é possível superar esse caminho e encontrar novas formas de proporcionar uma educação em prol da aprendizagem dos alunos e do desenvolvimento profissional docente.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. A escola reflexiva. In: ALARCÃO, Isabel (org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. Cap. 1, p. 15-30.
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
ANDRÉ, Marli E. Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRÉ, Marli E. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 4ª ed. São Paulo: Papirus, 2005. Cap. 3, p. 55-67.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Portugal: Porto Editora, 2010.
CUNHA, Marcus Vinícius. Professor reflexivo. Nova Escola. Pensadores: John Dewey – o professor reflexivo. YouTube, 05 de out. de 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aQr3FVQH7os&t=1s. Acesso em: 20 abr. 2022.
DEWEY, John. Por que o ato de pensar reflexivo deve constituir um fim educacional. In: DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição [online]. Tradução de Haydée Camargo Campos. 4ª ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1979. Cap. 2, p. 26-42. Disponível em: https://doceri.com.br/download/como-pensamos-john-dewey-xljg2yjey1?hash=7c04ace036786de7596915b7e5fcf245. Acesso em: 02 mai. 2022.
FAGUNDES, Tatiana Bezerra. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente [online]. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 65, p. 281-298, abr./jun. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/RmXYydFLRBqmvYtK5vNGVCq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 jun. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Tradução Silvana Cobucci Leite. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Revista de Ciências da Educação. Espanha, n. 8, p. 7-22. jan./abr. 2009. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/130. Acesso em: 21 dez. 2022.
MENEGHETTI, Francis Kanashiro. O que é um ensaio teórico? [online]. RAC, Curitiba, v. 15, n. 2, p. 320-332, mar./abr. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/4mNCY5D6rmRDPWXtrQQMyGN/?lang=pt. Acesso em: 13 dez. 2022.
PÉREZ GÓMEZ, Angel. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995, p. 94-114.
RAUSCH, Rita Buzzi. O processo de reflexividade promovido pela pesquisa na formação inicial de professores. Campinas, SP: UNICAMP, 2008. Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2008.
SÁ-CHAVES, Idália. Informação, formação e globalização: novos ou velhos paradigmas?. In: ALARCÃO, Isabel (org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. Cap. 4, p. 83-95.
SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão; SÁ-CHAVES, Idália da Silva Carvalho. Constituição da reflexividade docente: indícios de desenvolvimento profissional coletivo [online]. Revista ETD – Educação Temática Digital, v. 9, n. 2, p. 189-203, jun. 2008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/826/841. Acesso em: 13 jul. 2022.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre. Artmed Editora, 2000.
TRAMONTINI, Ramone et al. Constituição do professor como profissional reflexivo e crítico de sua prática: entendimentos iniciais [online]. Salão do Conhecimento, UNIJUÍ, XXVII Jornada de Pesquisa, v. 8, n. 8, p. 1-15, 2022. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/22388. Acesso em: 11 dez. 2022.
TUSSI, Graziela Bergonsi; NEVES, Esther Almeida das.; FÁVERO, Altair Alberto. Aprendizagem criativa e formação docente no Ensino Superior [online]. Revista Educar Mais, v. 6, p. 737-747, 2022. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2859/2107. Acesso em: 11 dez. 2022.
ZEICHNER, Kenneth M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, Corinta M.; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete M. (Orgs.). Cartografia do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 1998, p. 207-236.
ZEICHNER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre “reflexão” como conceito estruturante na formação docente [online]. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago., 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/bdDGnvvgjCzj336WkgYgSzq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucilene Simone Felippe Oliveira, Rita Buzzi Rausch, Elzira Maria Bagatin Munhoz
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.