Instrumentos de mensuração de qualidade para os cursos online: um estudo bibliográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3087

Palavras-chave:

Análise de cursos on-line, Tecnologias Digitais, Educação a Distância

Resumo

Este artigo tem como objetivo estudar as práticas aplicadas na análise de qualidade de cursos on-line. A pesquisa trata-se de um estudo bibliográfico que comparou trabalhos a fim de responder sobre os diferentes instrumentos de avaliação de qualidade, bem como os pontos mais relevantes considerados nessas análises. Como resultado, foram encontrados quatro diferentes modos de aplicação e uma quantidade vasta de fatores de relevância. Dentre esses fatores, destacam-se a qualidade de comunicação entre instrutor e aluno, a variedade de mídias utilizadas e o bom uso das tecnologias digitais de Educação a Distância. 

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Biografia do Autor

Keviny Magalhães Queiroz, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE), na linha de pesquisa de Inovações e Práticas em Tecnologia Educacional. Possui graduação em Sistemas e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência em desenvolvimento de jogos digitais e produção de conteúdo audiovisual, com ênfase em Programação.

Edgar Marçal de Barros Filho, Universidade Federal do Ceará - UFC

Superintendente da Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Coordenador do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional da UFC. Professor da Universidade Federal do Ceará desde 2009, possui Graduação (1997), Mestrado (2005) e Doutorado (2016) em Ciência da Computação pela UFC. Tem experiência técnica e científica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de aplicativos, mobile learning, sistemas multimídia, computação móvel e dispositivos móveis.

Raquel de Sousa Gondim, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Pedagoga (UVA) e Licenciada em matemática (UVA). Tem experiência na área de Educação, com foco em Educação a Distância, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na atualidade, tem pesquisado temas como: cultura maker, tecnologia educacional, aprendizagem colaborativa móvel e letramento digital.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da UFC no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, do Mestrado em Ciência da Informática e do Mestrado em Tecnologia Educacional, desenvolvo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tenho diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Atualmente sou Secretário de Educação do município de Sobral, Ceará.

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

Queiroz, K. M., Barros Filho, E. M. de, Gondim, R. de S., & Vasconcelos, F. H. L. (2023). Instrumentos de mensuração de qualidade para os cursos online: um estudo bibliográfico. Revista Educar Mais, 7, 221–232. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3087

Edição

Seção

Artigos