Instrumentos de mensuração de qualidade para os cursos online: um estudo bibliográfico
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3087Palavras-chave:
Análise de cursos on-line, Tecnologias Digitais, Educação a DistânciaResumo
Este artigo tem como objetivo estudar as práticas aplicadas na análise de qualidade de cursos on-line. A pesquisa trata-se de um estudo bibliográfico que comparou trabalhos a fim de responder sobre os diferentes instrumentos de avaliação de qualidade, bem como os pontos mais relevantes considerados nessas análises. Como resultado, foram encontrados quatro diferentes modos de aplicação e uma quantidade vasta de fatores de relevância. Dentre esses fatores, destacam-se a qualidade de comunicação entre instrutor e aluno, a variedade de mídias utilizadas e o bom uso das tecnologias digitais de Educação a Distância.
Downloads
Referências
ABDULLAH, N. Evaluating Pre-Service Teaching Practice for Onlineand Distance Education Students in Pakistan Evaluating Pre-Service Teaching Practice for Online and Distance Education Students in Pakistan.International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 21, n. 2, [s.d.], 2020.
ALVES, J. R. M.A História da EAD no Brasil. In LITTO, Fredric & FORMIGA, Marcos (Orgs). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
AZEVEDO, J.; M. M., M. MOOC Success Factors: Proposal of an Analysis Framework. Journal of Information Technology Education: Innovations in Practice, v. 16, p. 233–251, 2017.
BASTOS, C. C. B. C.; ROVARIS, N. A. A relevância do processo de autoavaliação institucional da universidade tecnológica para configuração do bom professor. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v.21, n. 3, p. 767-781, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000300767&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 dez. 2022.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: : http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 17 set. 2022.
BRIGHENTI, J.; BIAVATTI, V. T.; SOUZA, T. R. DE. Metodologias de ensino-aprendizagem: uma abordagem sob a percepção dos alunos. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, p. 281–304. Acesso em: 18 nov. 2022.
BUTCHER, N., HOOSEN, S., UVALI?-TRUMBI?, S., & DANIEL, J. Guidetoquality in post-traditional online higher education. Availablefrom:https://teachonline.ca/sites/default/files/pdfs/guide_quality_online_learningbooklet_v4_final.pdf. 2013.
CHADDA, I.; KAUR, H. COVID pandemic and virtual classes: a study of students from Punjab. Asian Association of Open Universities Journal, v. 16, n. 2, p. 193–210. Acesso em: 16 ago. 2022.
DILLENBOURG, P., FOX, A., KIRCHNER,C., MITCHELL, J., &WIRSING, M. Massive Open Online Courses: Current state and perspectives. Manifesto from Dagstuhl Perspectives Workshop. 2013. Disponível em: https://drops.dagstuhl.de/opus/volltexte/2014/4786/pdf/dagman-v004-i001-p001-14112.pdf. Acesso em: 16 dez. 2022.
HOOD, N.; LITTLEJOHN, A. MOOC Quality: theneed for new measures. Journal of Learning for Development, [S. l.], v. 3, n. 3, 2016. DOI: 10.56059/jl4d.v3i3.165. Disponível em: https://jl4d.org/index.php/ejl4d/article/view/165. Acesso em: 14 dez. 2022.
KÖCHE, J. C. Fundamentos de Metodologia Científica. Petrópolis, RJ : Vozes, 2011. 2011. Disponível em: http://www.adm.ufrpe.br/sites/ww4.deinfo.ufrpe.br/files/Fundamentos_de_Metodologia_Cienti%CC%81fica.pdf. Acesso em: 14 dez. 2022.
LAVOR, J. F.; ANDRIOLA, W. B.; LIMA, A. S. Avaliando o Impacto da Qualidade da Gestão Acadêmica no Desempenho dos Cursos de Graduação. Um Estudo em Universidade Pública Brasileira. Revista Ibero americana de Evaluación Educativa, Santiago de Chile, v. 8, n. 2, p. 233-254, 2015.
LI, M. Studyofthe Index System for AssessingLearner-centered Online Courses. International Journal of Higher Education, v. 4, n. 2, 2015.
LIMA, A. S.; ANDRIOLA, W. A. Avaliação de prática pedagógicas inovadoras em cursos de graduação em Sistemas de Informação.´Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en la Educación, Madrid, v. 11, n. 1, p. 104-121, 2013.
LITTO, F. M., & FORMIGA, M. (2009). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education. Machado, P. de A., Bellini, C. G. P., & Leite, J. C. de L. (2011). Adoção e uso de inovação tecnológica em educação a distância: estudo sobre integração de TAM e IDT. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 35.
MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
MARSH, H. W. Students' Evaluations of University Teaching: Research Findings, Methodological Issues and Directions for Future Research. International Journal of Educational Research, vol. 11, p. 253-388, 1987.
MARSH, H.; BAILEY, M. Multidimensional students’ evaluations of teaching effectiveness: A profile analysis.The Journal of Higher Education, v. 64, p. 1–18, 1993. Disponível em:https://www.jstor.org/stable/2959975?seq=1#page_scan_tab_contents. Acesso em: 21 set. 2022.
MCGAHAN, S.; JACKSON, C.; PREMER, K. Online CourseQualityAssurance: Developmentof a Quality Checklist. InSight: A Journal of Scholarly Teaching, v. 10, p. 126–140, 2015.
MOORE, M. Editorial: Distance Education Theory. The American Journal of Distance Education, Pennsylvania, v. 5, n. 3, p. 1-6, 1991.
PAUL J and J. F. A Comparative Analysis of Student Performance in an Online vs. Face-to-Face Environmental Science CourseFrom 2009 to 2016. Front. Comput. Sci. 1:7, 2019. https://doi.org/10.3389/fcomp.2019.00007.
POZZI, F. et al. Ranking MeetsDistanceEducation: Defining Relevant Criteria and Indicators for Online Universities.International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 20, n. 5, 2019.
QUALITY M. Quality Matters continuing and professional education rubric standards.2013. Disponível em: https://www.qmprogram.org. Acesso em: 14 dez. 2022.
RAJABALEE, B. Y.; SANTALLY, M. I.; RENNIE, F. A study of the relation ship between students’ engagement and their academic performances in an eLearning environment. E-Learning and Digital Media, v. 17, n. 1, p. 1–20, 2019.
RIBEIRO, G. de O.; NUNES, A. O.; COSTA, F. E. M.; SILVA; T. E. V.; ANDRIOLA, W. B.. Avaliação da eficácia do ensino em cursos de graduação a distância. Revista SUSTINERE, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 222-238, 2018.
ROBLYER, M.& WIENCKE, W.Exploring the interaction equation: Validating a rubric to assess and encourage interaction in distance courses. JALN, Volume. 8. 10.24059/olj.v8i4.1808, 2005
ROSEWELL, J., & JANSEN, D. The Open up EdQuality Label: Benchmarks for MOOCs. INNOQUAL: The International Journal for Innovation and Quality in Learning, 2(3), 88-100, 2014.
SALES, G. L.; BARROSO, G. C.; SOARES, J. M.; ANDRIOLA, W. B.; JOYE, C. R.. Um indicador de aprendizagem não-linear para EaD online fundamentado no modelo de avaliação Learning Vectors (LV). Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 4, n. 2, p. 155-180, 2011.
SILVA, F. C. M. da; LIMA, A. S.; ANDRIOLA, W. B. REICE. Avaliação do Suporte de TDIC na Formação do Pedagogo. Um Estudo em Universidade Brasileira.Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Madrid, v. 14, n. 3, p. 77-93, 2016.
SILVA, T. E. V.; RIBEIRO, G. O.; NUNES, A. O.; VASCONCELOS, F. H.; ANDRIOLA, W. B.. Avaliação dos indicadores da qualidade do ensino online: um estudo de caso. In: Anais do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2015) e VIII Workshop sobre Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes Virtuais, p. 503-511, 2015.
SILVA, T. E. V.; RIBEIRO, G. O.; NUNES, A. O.; VASCONCELOS, F. H.; ANDRIOLA, W. B.; MOTA, J. C. M. QEOn Questionnaire for Assessing Experiences in Virtual Learning Environments. IEEE Latin America Transaction, v. 15, p. 1197-1204, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/316254079_QEOn_Questionnaire_for_Assess ing_Experiences_in_Virtual_Learning_Environments. Acesso em: 21 set. 2022.
SOUZA, V. V. de, PEREIRA, E. C., & MACHADO, C. C. A presença da tecnologia na Educação do Campo: mapeamento da produção científica nacional dos últimos cinco anos. Revista Brasileira de Educação do Campo, 3(1), 245-259, 2018. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p245.
SYARIL, I. et al. Assessing the Reliability of Merging Chickering & Gamson’s Seven Principles for Good Practice with Merrill’s Different Levels of Instructional Strategy (DLISt7). [s.l: s.n.]. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1105908.pdf. Acesso em: 14 dez. 2022.
TEIXEIRA, C. F. P., & COELHO NETO, J. O Uso das Tecnologias Digitais para o Ensino da Matemática Financeira: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Novas Tecnologias Educacionais, 14(2), 1-10, 2016.
TEIXEIRA, C. F.P; e COELHO NETO, J. O Uso das Tecnologias Digitais para o Ensino de Matemática Financeira: Uma Revisão Sistemática de Literatura. RENOTE. Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70673. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70673. Acesso em: 18 dez. 2022.
TEIXEIRA, D.; RIBEIRO, L. S; CASSIANO, K. M.; MASUDA, O.; BENCHIMOL, M. Perfil e Destino Ocupacional de Egressos Graduados em Ciências Biológicas nas Modalidades a Distância e Presencial. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.16, n.1, p. 67-84, 2014.
WU, Y. Factor simpacting students’ online learning experience in a learner-centred course. Journalof Computer Assisted Learning, v. 32, n. 5, p. 416–429, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Keviny Magalhães Queiroz, Edgar Marçal de Barros Filho, Raquel de Sousa Gondim, Francisco Herbert Lima Vasconcelos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.