A experiência do professor alfabetizador: levantamento de produções acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3083Palavras-chave:
Alfabetização, Pensamento complexo, Revisão de literatura, Experiência do professor alfabetizadResumo
Este trabalho apresenta um levantamento bibliográfico das produções acadêmicas que tratam sobre o tema do professor alfabetizador entre os anos de 2010 a 2020, realizado nos bancos de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa (ANPED), como parte da pesquisa de doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação da UNINOVE (PPGE), na linha de Pesquisa em Educação, Filosofia e Formação Humana (LIPEFH). A referida pesquisa, na busca de conhecer as experiências do professor alfabetizador nas escolas públicas municipais de São Paulo, orienta-se pelo referencial teórico do Pensamento Complexo de Edgar Morin. Utiliza como procedimento metodológico o levantamento de dados com o seguinte descritor: “professor alfabetizador”. Resulta em: 301 trabalhos no banco de dados da CAPES, 576 na BDTD e três na ANPED, que discorrem pelos temas da formação continuada de professores, das práticas pedagógicas e das políticas públicas aplicadas à alfabetização. Os trabalhos encontrados que privilegiaram a voz do professor alfabetizador, dentro de seus limites, ressaltam a importância de escutar o sujeito, porém, em sua grande maioria, com um direcionamento específico, impressões e resultados obtidos nas formações em serviço.
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