O Ensino de Música no IFMS Campus Campo Grande

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2983

Palavras-chave:

Educação integral, Ensino Profissional e Tecnológico, Currículo Integrado, Ensino de Música

Resumo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), possui entre seus objetivos a formação de cidadãos que se insiram no mundo do trabalho por meio da qualificação profissional. O artigo discute a razão de se ensinar música em uma instituição de Ensino Profissional e Tecnológico, abordando questões sobre educação integral e currículo integrado. A metodologia foi norteada pela revisão bibliográfica e documental, visando analisar as justificativas do ensino de música em instituições de Ensino Profissional e Tecnológico. A análise confirmou a importância da música na formação humana do estudante, no convívio social, bem como com processos de aprendizagem cognitiva, memorização, que podem refletir nos resultados escolares. Apesar dos avanços no âmbito do IFMS, no que diz respeito ao novo Projeto Pedagógico de Curso, a instituição ainda necessita repensar o valor que ela atribui ao ensino de música, para que a educação seja realmente integral.

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Biografia do Autor

Rodrigo Falson Pinheiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do SUL - IFMS

É Mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Especialista em Docência para o  Ensino Profissional e Tecnológico pelo IFMS (2020). Graduado nos cursos de Regência e Piano (2002) pela mesma Universidade, nas classes dos Professores Eduardo Östergren e Alexandre Pascoal Neto, respectivamente. Entre os cursos de aperfeiçoamento, destacamos o 34º Festival de Inverno de Campos do Jordão (2003), no curso de Regência de Orquestra, sob orientação do Maestro Jamil Maluf. Em 2005 funou o "Coro de Câmera de Campinas", atuando como regente até 2012. Desde 2012 é professor (pianista/regente) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), sendo responsável pelo Coral do Campus Campo Grande desde sua fundação, em 2012, e também possui trabalho como pianista camerista. Na área de gestão, atuou à frente da Comissão de Ética do IFMS e da Comissão P´rópria de Avaliação Central (CPA Central).

Manoel Câmara Rasslan, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Concluiu o Doutorado em Educação (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e, no mesmo Programa, o Mestrado em Educação (2007). É graduado em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (1993) e licenciado em Geografia pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso - FUCMT (1985). Atualmente é professor efetivo do quadro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atua no Curso de Música (Licenciatura) da referida instituição, onde também rege o Coral e Coro de Câmara da UFMS. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, canto coral, prática musical, educação e regência coral.

Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do SUL - IFMS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica Dom Bosco (1995) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica Dom Bosco (1992). Especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira RJ, Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Anhanguera/Uniderp. Atualmente é pesquisador e professor titular de Metodologia da Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - campus Campo Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, softwares educativos, tecnologias da informação e comunicação, educação ambiental e ensino técnico e tecnológico.

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

Falson Pinheiro, R., Câmara Rasslan, M. ., & Errobidarte de Matos, M. A. (2022). O Ensino de Música no IFMS Campus Campo Grande . Revista Educar Mais, 6, 978–989. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2983

Edição

Seção

Artigos