Histórias em quadrinhos como linguagem para representar a realidade camponesa via perspectiva histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2937

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Ensino Desenvolvimental, Teoria Histórico-Cultural, Educação do Campo, Ensino Remoto

Resumo

Esta pesquisa se baseou na perspectiva teórica Histórico-Cultural, principalmente dos estudos de Vigotski (2001), ao investigar as funções psicológicas superiores. Com essa perspectiva, entendemos que os alunos constroem conhecimento a partir dessa interação e na apropriação de diferentes linguagens a sua volta. Como objetivo principal, buscamos identificar as contribuições das histórias em quadrinhos como recurso didático e pedagógico para o ensino remoto, com estudantes camponeses. Dentre alguns resultados encontrados, foi possível perceber as contribuições das HQs como recurso didático e pedagógico no âmbito das Artes Visuais para o ensino remoto, sendo um instrumento potente e relevante para se trabalhar o ensino-aprendizagem no âmbito da Educação do Campo. As histórias em quadrinhos possibilitaram os alunos a desenvolver o pensamento teórico a partir da elaboração de uma atividade de estudo representando as suas realidades como estudantes camponeses, tornando mais fácil para eles o entendimento da essência do campo.

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Biografia do Autor

Rosane Gomes de Araújo Martins, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Estudante e bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música da Universidade Federal do Norte do Tocantins, campus de Tocantinópolis. Membro do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais e Educação - GPAVE/CNPq/Brasil.

Gustavo Cunha de Araujo, Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT

Doutor em Educação pela UNESP. Mestre em Educação pela UFMT. Graduado em Artes Visuais pela UFU. Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT. Docente vinculado ao Mestrado Profissional em Educação (PPPGE/UFT) e ao Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes/UFU).

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Publicado

2022-09-12

Como Citar

Martins, R. G. de A. ., & Araujo, G. C. de . (2022). Histórias em quadrinhos como linguagem para representar a realidade camponesa via perspectiva histórico-cultural. Revista Educar Mais, 6, 866–882. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2937

Edição

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Artigos