Histórias em quadrinhos como linguagem para representar a realidade camponesa via perspectiva histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2937Palavras-chave:
Histórias em Quadrinhos, Ensino Desenvolvimental, Teoria Histórico-Cultural, Educação do Campo, Ensino RemotoResumo
Esta pesquisa se baseou na perspectiva teórica Histórico-Cultural, principalmente dos estudos de Vigotski (2001), ao investigar as funções psicológicas superiores. Com essa perspectiva, entendemos que os alunos constroem conhecimento a partir dessa interação e na apropriação de diferentes linguagens a sua volta. Como objetivo principal, buscamos identificar as contribuições das histórias em quadrinhos como recurso didático e pedagógico para o ensino remoto, com estudantes camponeses. Dentre alguns resultados encontrados, foi possível perceber as contribuições das HQs como recurso didático e pedagógico no âmbito das Artes Visuais para o ensino remoto, sendo um instrumento potente e relevante para se trabalhar o ensino-aprendizagem no âmbito da Educação do Campo. As histórias em quadrinhos possibilitaram os alunos a desenvolver o pensamento teórico a partir da elaboração de uma atividade de estudo representando as suas realidades como estudantes camponeses, tornando mais fácil para eles o entendimento da essência do campo.
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