História da Ciência nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma discussão com professoras dos anos iniciais em um grupo colaborativo
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2928Palavras-chave:
História da Ciência, Ensino de Ciências, Formação de professoresResumo
Neste artigo discutimos a importância de se introduzir a História da Ciência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando dar voz e escutar as professoras polivalentes que estão nesse nível de escolaridade. Defendemos a posição de que o conhecimento da História da Ciência contribui sobremaneira para propiciar um ambiente mais favorável ao Ensino de Ciências nesse segmento de ensino, tendo em vista que as professoras não são especialistas e a abordagem de História da Ciência no Ensino contribui para um ensino mais humanístico e com o foco mais no processo de construção do conhecimento científico do que em conceitos complexos e tradicionais. O artigo aborda o percurso do desenvolvimento profissional docente de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas municipais de Barra Mansa (RJ) que se relacionaram de forma interdependente e colaborativa com o objetivo de repensar o ensino de ciências nos anos iniciais e planejar estratégias didáticas envolvendo a História da Ciência. A formação de professores mostrou-se ser um bom caminho para que nesse contexto, a História da Ciência lançar luz sobre o significado dos conhecimentos escolares e, dessa forma, aproximar a escola do mundo vivido.
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