Flexibilização, adaptação e transformação: a atuação do setor privado na educação pública
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2887Palavras-chave:
Pandemia, Escola pública, Ensino MédioResumo
Esta pesquisa objetiva compreender a atuação do setor privado no sistema de ensino da rede pública estadual do Ceará. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental apresenta-se uma análise das atividades relacionadas ao sistema de ensino e aos profissionais da educação no contexto da pandemia de Covid19. O estudo divide-se em duas seções: a primeira apresenta a operação empresarial na esfera pública e a segunda expõe algumas das suas atividades no ano de 2020 e 2021 no contexto de atividades educacionais remotas. Após a análise conclui-se que no período de pandemia intensificou-se o processo de mercantilização e empresariamento da escola pública
Downloads
Referências
CEARÁ. Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Jovem de Futuro. 2017. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/jovem-de-futuro/. Acesso em: 20 de maio de 2022.
INSTITUTO UNIBANCO. Relatório de Atividades. 2003. Disponível em: https://www.institutounibanco.org.br/o-instituto/relatorios/. Acesso em: 20 de maio de 2022.
INSTITUTO UNIBANCO. Relatório de Atividades. 2007. Disponível em: https://www.institutounibanco.org.br/o-instituto/relatorios/ . Acesso em: 20 de maio de 2022.
INSTITUTO UNIBANCO. Relatório de Atividades. 2011. Disponível em:https://www.institutounibanco.org.br/o-instituto/relatorios/ . Acesso em: 20 de maio de 2022.
INSTITUTO UNIBANCO. Relatório de Atividades. 2019. Disponível em https://www.institutounibanco.org.br/o-instituto/relatorios/ . Acesso em: 28 de maio de 2022.
INSTITUTO UNIBANCO. Relatório de Atividades. 2020a. Disponível em https://www.institutounibanco.org.br/o-instituto/relatorios/ . Acesso em 17 de maio de 2022.
INSTITUTO UNIBANCO. Liderança educacional: pandemia exige ainda mais flexibilidade, consistência e capacidade de construção de vínculos. 2020b. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/ . Acesso em 28 de maio de 2022.
INSTITUTO UNIBANCO. Gestão estratégica de pessoas no contexto da pandemia. Webinário: Gestão da Educação Pública em Tempos de Crise. 2020c. 1h55m20s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TewWuK_e6YQ . Acesso em 28 de maio de 2022.
INSTITUTO UNIBANCO. Educação Híbrida: Uma oportunidade de transformação. Webinário Educação para Juventudes. 14 de abril de 2021. 2021a. Duração: 1h48m14s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_guRX_aLvNA&t=280s. Acesso em 28 de maio de 2022.
INSTITUTO UNIBANCO. Gestão Híbrida: ampliação de olhares sobre o ensino aprendizagem. Webinário Educação para Juventudes. 28 de abril de 2021. 2021b. 02h12m. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dkewBziDppo&t=522s. Acesso em 28 de maio de 2022.
KUENZER, Acácia Zeneida. A precarização do trabalho docente: o ajuste normativo encerrando o ciclo. In: MAGALHÃES, Jonas. et al. Trabalho docente sobre o fogo cruzado. 1. ed. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2021. p. 235-250.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.
LUZ, Liliene Xavier. Empresas privadas e educação pública no Brasil e na Argentina. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 115, p. 437-452, abr.-jun. 2011 Disponível em Rev115_Completa16x24.indd (scielo.br). Acesso em 30 de mai. de 2022.
PERONI, Vera Maria Vidal.; CAETANO, Maria Raquel. Atuação em Rede e o Projeto Jovem de Futuro: a privatização do público. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, nº 2, p. 407-428, abr./jun. 2016a. Disponível em SciELO - Brasil - Atuação em Rede e o Projeto Jovem de Futuro. Acesso em 30 de maio de 2022.
SILVA, Solonildo Almeida da. Educação à distância e Universidade Aberta do Brasil: quando a mercantilização do ensino e a precarização da docência alcançam um novo ápice? 2011. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, 2011.
SOUZA, Arthur Gomes de.; EVANGELISTA, Olinda. Pandemia! Janela de oportunidades para o capital educador. In: Dossiê Colemarx - educação em tempos de pandemia. 2020. Disponível em Pandemia! Janela de oportunidade para o capital educador - Contrapoder. Acesso em 30 de maio de 2022.
ZIENTARSKI, Clarice. A relação entre trabalho e educação e as implicações no âmbito das escolas públicas de Fortaleza/CE. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 22, nº 1, jan./abr. 2015. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br. Acesso em 30 de maio de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paula Trajano de Araújo Alves, Solonildo Almeida da Silva, Sandro César Silveira Jucá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.