Flexibilização, adaptação e transformação: a atuação do setor privado na educação pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2887

Palavras-chave:

Pandemia, Escola pública, Ensino Médio

Resumo

Esta pesquisa objetiva compreender a atuação do setor privado no sistema de ensino da rede pública estadual do Ceará. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental apresenta-se uma análise das atividades relacionadas ao sistema de ensino e aos profissionais da educação no contexto da pandemia de Covid19. O estudo divide-se em duas seções: a primeira apresenta a operação empresarial na esfera pública e a segunda expõe algumas das suas atividades no ano de 2020 e 2021 no contexto de atividades educacionais remotas. Após a análise conclui-se que no período de pandemia intensificou-se o processo de mercantilização e empresariamento da escola pública

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Biografia do Autor

Paula Trajano de Araújo Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande/PB; Mestra em Ensino e Formação Docente e doutoranda em Ensino pelo IFCE.

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará; Mestre em Sociologia e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor do IFCE.

Sandro César Silveira Jucá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará; Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará. Professor do IFCE.

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Publicado

2022-09-06

Como Citar

Trajano de Araújo Alves, P., Almeida da Silva, S., & César Silveira Jucá, S. (2022). Flexibilização, adaptação e transformação: a atuação do setor privado na educação pública: . Revista Educar Mais, 6, 828–839. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2887

Edição

Seção

Artigos