Active learning spaces e seu potencial para a resolução de problemas complexos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2852

Palavras-chave:

Educação, Espaços disruptivos, Active Learning Spaces

Resumo

A resolução de problemas é uma competência fundamental a ser desenvolvida e apropriada pelos indivíduos e deve ser considerada seriamente na formação de crianças e jovens. A fim de compreender de que forma os espaços de aprendizagem podem influenciar o desenvolvimento desta competência tão relevante para os alunos do século XXI, buscou-se como objetivo principal deste artigo explorar o potencial dos Active Learning Spaces como mobilizadoras de competências cognitivas ligadas a resolução de problemas presentes na sociedade. Os procedimentos metodológicos foram qualitativos, com uma pesquisa exploratória e uma abordagem em pesquisa-ação, com ênfase na observação e entrevista com os sujeitos. Os resultados obtidos indicam que os ambientes disruptivos de aprendizagem são elementos importantes para a educação e quando aliados ao uso de tecnologias digitais, potencializam os estímulos e contribuem para uma aprendizagem mais significativa e reflexiva.

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Biografia do Autor

Cristiano Garcia, Universidade de Passo Fundo - UPF

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Adriano Canabarro Teixeira, Universidade de Passo Fundo - UPF

Professor titular da Universidade de Passo Fundo (UPF) nos programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências e Matemática.

 

Angélica Dalla Rizzarda, Universidade de Passo Fundo - UPF

Graduada em História Licenciatura pela Universidade Paranaense- UNIPAR (2016). Pós-graduada em Educação do Campo e Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Faculdade São Braz (2018). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter (2018). Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo- RS (2019). Pós-graduanda em Gestão: Liderança Educacional e Desenvolvimento de Equipes pela Faculdade Censupeg- RS (2020-2021). Doutoranda em Educação, com ênfase em Linguagens e Tecnologias pelo PPGEdu- Universidade de Passo Fundo. Suas pesquisas e publicações envolvem temas como: História do Brasil, Colonização e povoamento, Educação, Disrupção e Inovação, Metodologias Ativas, atuação do professor e Espaços Disruptivos no ambiente escolar. É membro do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital (GEPID). Professora e Pesquisadora.

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Publicado

2022-08-08

Como Citar

Garcia, C., Canabarro Teixeira, A., & Rizzarda, A. D. (2022). Active learning spaces e seu potencial para a resolução de problemas complexos. Revista Educar Mais, 6, 756–767. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2852

Edição

Seção

Artigos