O bom professor universitário de Ciências Biológicas: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2843Palavras-chave:
Bom professor, Ensino superior, Ciências Biológicas, Pesquisa bibliográficaResumo
A noção de ser bom professor perpassa o ideário de quem já foi estudante. Por sua vez, ao atuar nessa profissão, deseja sê-lo independentemente da área de ensino. Nesse interim, a pesquisa teve por objetivo analisar os estudos publicados sobre o bom professor de Ciências Biológicas no contexto universitário, a fim de observar características preponderantes, as quais revelam-se como centrais na formação dos profissionais dessa área. Trata-se de um estudo qualitativo com uma abordagem exploratória bibliográfica, o qual resultou na análise de dezesseis trabalhos selecionados. O estudo fundamentou-se nas pesquisas de Cunha (1988) e Nóvoa (2009), para desenvolver uma revisão integrativa, em que foram elencadas quatro dimensões de categorias e subcategorias articuladas: pessoal, profissional, didático-pedagógica e interpessoal. Essas foram utilizadas também no processo analítico. Os estudos revelaram que o ser bom professor de Ciências Biológicas possui um papel importante na formação de profissionais críticos e éticos perante a sociedade. À guisa de conclusão, nenhuma dimensão caracteriza o ser bom professor de Ciências Biológicas de forma isolada, mas justamente a relação de diferentes saberes em diferentes contextos é que faz do professor, um bom profissional.
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