O bom professor universitário de Ciências Biológicas: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2843

Palavras-chave:

Bom professor, Ensino superior, Ciências Biológicas, Pesquisa bibliográfica

Resumo

A noção de ser bom professor perpassa o ideário de quem já foi estudante. Por sua vez, ao atuar nessa profissão, deseja sê-lo independentemente da área de ensino. Nesse interim, a pesquisa teve por objetivo analisar os estudos publicados sobre o bom professor de Ciências Biológicas no contexto universitário, a fim de observar características preponderantes, as quais revelam-se como centrais na formação dos profissionais dessa área. Trata-se de um estudo qualitativo com uma abordagem exploratória bibliográfica, o qual resultou na análise de dezesseis trabalhos selecionados. O estudo fundamentou-se nas pesquisas de Cunha (1988) e Nóvoa (2009), para desenvolver uma revisão integrativa, em que foram elencadas quatro dimensões de categorias e subcategorias articuladas: pessoal, profissional, didático-pedagógica e interpessoal. Essas foram utilizadas também no processo analítico. Os estudos revelaram que o ser bom professor de Ciências Biológicas possui um papel importante na formação de profissionais críticos e éticos perante a sociedade. À guisa de conclusão, nenhuma dimensão caracteriza o ser bom professor de Ciências Biológicas de forma isolada, mas justamente a relação de diferentes saberes em diferentes contextos é que faz do professor, um bom profissional.

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Biografia do Autor

Karine Ferreira Colesel, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) na área de Genética Animal, com ênfase em Genética molecular e citogenética, no laboratório de Genética Evolutiva (LabGEv) da UEPG. Realizou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), atuando no ensino fundamental.

Viviane Aparecida Bagio, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Educação (2020) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Educação em Ciências e em Matemática (2014) pela UFPR. Bacharela e licenciada em Matemática (2013) e licenciada (2017) em Pedagogia. Professora colaboradora da disciplina de Didática em cursos de graduação (Licenciaturas) no Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

2022-07-14

Como Citar

Colesel, K. F. ., & Bagio, V. A. (2022). O bom professor universitário de Ciências Biológicas: uma revisão integrativa. Revista Educar Mais, 6, 718–736. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2843

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Artigos