Analogias no Ensino de Ciências: atividades desenvolvidas em um curso de formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2718

Palavras-chave:

Ensino com analogias, Ensino de Ciências, Formação continuada

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar como as atividades desenvolvidas ao longo de um curso de formação continuada possibilitaram professoras refletirem acerca do uso espontâneo de analogias. A pesquisa é de abordagem qualitativa e envolveu a participação de professoras de Ciências. O curso foi realizado em cinco encontros, tendo como tema o uso planejado da linguagem analógica no ensino de Ciências. Várias atividades foram desenvolvidas, como a leitura de um texto sobre o contexto histórico do surgimento da analogia ‘coração-bomba’ e a produção de planos de aulas. O curso foi gravado em áudio, e as reflexões das participantes foram analisadas por meio da análise textual discursiva. Devido o curso ter sido formulado na perspectiva reflexiva e colaborativa, as participantes puderam refletir sobre a sua prática com analogias, essencialmente espontânea. As atividades propiciaram a apropriação dos saberes essenciais para o uso de analogias planejadas. Raciocinar analogicamente é uma característica exclusivamente humana e natural. No entanto, é necessário que o professor tenha uma formação específica que o conduza a uma reflexão consciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hederson Aparecido de Almeida, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP/CLM

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências de Bauru. Professor colaborador da Universidade Estadual do norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel. Professor PEB I do colégio SESI de Assis-SP.

Renato Eugênio da Silva Diniz, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) e do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências de Bauru.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. In: ALARCÃO, I (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996, p. 9-39.

ALMEIDA, H. A.; LORENCINI-JÚNIOR, Á. As concepções de um professor de Biologia quanto ao uso de analogias na prática docente, ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 173-194, mai./ago. 2018.

ALMEIDA, H. A. Planejamento para o uso de analogias no ensino: reflexões de professores de Ciências e Biologia em um contexto de formação continuada colaborativa. 2020. 259 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2020.

BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil? 1. ed. São Paulo: Biruta, 2009.

BOZELLI, Fernanda Cátia. Saberes docentes mobilizados em contextos interativos discursivos de ensino de física envolvendo analogias. 2010. 258 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2010.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CURTIS, Ruth V.; REIGELUTH, Charles. M. The use of analogies in written text. Instructional Science, Amsterdam, 13, p. 99–117, 1984.

DELIZOICOV, Nadir Castilho; CARNEIRO, Maria Helena da Silva.; DELIZOICOV, Demétrio. O movimento do sangue no corpo humano: do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino. Ciência e Educação, Bauru, v. 10, n. 3, p. 443-460, 2004.

DUARTE, Maria da Conceição. Analogias na educação em ciências: contributos e desafios. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 7-29, 2005.

DUIT, R. On the role of analogies and metaphors in learning science. Science Education, v. 75, n. 6, p. 649-672, 1991.

FERRAZ, Daniela Frigo. O uso de analogias como recurso didático por professores e biologia no ensino médio. Cascavel: edunioeste, 2006.

FRANCISCO-JÚNIOR, Wilmo Ernesto. Analogias e situações problematizadoras em aulas de Ciências. São Carlos: Pedro & João editores, 2010.

GLYNN, Shawn M. Teaching science with analogies: a resource for teachers and textbook authors. Washington: National Reading Research Center. 1994.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, ISBN 9780226468013, 1980.

MARANDINO, Martha. A Formação continuada de professores em ensino de ciências: problemática, desafios e estratégias. In: CANDAU, V. M. (Org.). Magistério, Construção Cotidiana. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 27. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MÓL, G. S. O uso de analogia no ensino de química. 1999. 284 f. Tese (Doutorado em

Educação em Química) - Universidade de Brasília, Brasília, DF, 1999.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

OLIVA, José Maria. Qué conocimientos profesionales deberíamos tener los profesores de ciencias sobre el uso de analogías. Rev. Eureka Enseñanza Divulgación Ciencias, v. 5, n. 1, p. 15- 28, 2008.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2006, p. 17-52.

TREAGUST, David F; HARRISON, Allan G.; VENVILLE, Grady J. Teaching science effectively with analogies: an approach for preservice and inservice teacher education. Journal of Science Teacher Education, v. 9, n. 2, p. 85-101, 1998.

TRIVELATO, Silvia Luzia Frateschi. Um programa de Ciências para Educação Continuada. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (Coord.) Formação continuada de professores: uma releitura das áreas de conteúdo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning. 2003, p-53-85.

Downloads

Publicado

2022-04-01

Como Citar

de Almeida, H. A., & da Silva Diniz, R. E. . (2022). Analogias no Ensino de Ciências: atividades desenvolvidas em um curso de formação continuada. Revista Educar Mais, 6, 341–354. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2718

Edição

Seção

Artigos