A educação para além da escola: considerações sobre o ato de educar à luz de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2627Palavras-chave:
Práticas pedagógicas, Ambiente escolar, Educação libertária, Educação dialógicaResumo
O presente artigo dirige o seu olhar para algumas práticas educacionais no sentido de buscar reflexões que possam auxiliar na construção de uma educação emancipatória e libertadora (FREIRE, 1987). Levantamos inicialmente algumas considerações para construir um debate que possa promover essa educação para além dos muros da escola e dissertamos sobre o ato de educar e o processo de formação do educador. E, por fim, à luz de Paulo Freire (1967; 1979; 1987), procuramos tratar dessa educação libertária e dialógica que nos impulsionou a meditar no decorrer dessas páginas e que pretende inquietar, agitar e incomodar a realidade preexistente. Ao contrário da educação bancária, essa nova ação pedagógica proposta por Paulo Freire, quer tirar o aluno de sua zona de conforto, e colocá-lo como parte da construção do conhecimento. E é a partir dessas inquietações que buscamos promover esse momento de diálogo e de reflexões.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Disponível em: https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/572694 Acesso em: 22 de mai 2021.
DICIO. Dicionário Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/educacao/. Acesso em: 11 mai 2021.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas nas múltiplas redes educativas. In: LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda. Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, p. 169 – 188, 2012.
FREIRE. Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
__________. Educação e mudança. 12 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
__________. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. 21 ed. São Paulo: Cortez, 1993.
MOURA, Eliana Perez Gonçalves de; ZUCCHETTI, Dinora Tereza. Educação além da escola: acolhida a outros saberes. Cadernos de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas, v. 40, n. 140, p. 629-648, maio/ago 2010.
NÓVOA, António. (Org.). Vidas de Professores. 2 ed. Porto, Portugal: Porto Editora, 1992.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Educação e sociedade: o discurso pedagógico entre o conhecimento e a formação. Revista Latino-Americana de Estudos do Discurso, Universidade de Brasília, Universidad Católica de Chile, v. 16, n. 2, p. 68-80, ago-2016.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 5 ed. São Paulo: Cortez, 1987.
SÁ, Érica Aparecida de. Tornar-se Educador. In: CLARETO, Sônia Maria; ROTONDO, Margareth A. Sacramento; VEIGA, Ana Lygia Vieira Schil da (Orgs.). Entre composições: formação, corpo e educação. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1970 keila Miotto, Luis Carlos Negri , Atílio Catosso Salles
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.