A educação para além da escola: considerações sobre o ato de educar à luz de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2627

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Ambiente escolar, Educação libertária, Educação dialógica

Resumo

O presente artigo dirige o seu olhar para algumas práticas educacionais no sentido de buscar reflexões que possam auxiliar na construção de uma educação emancipatória e libertadora (FREIRE, 1987). Levantamos inicialmente algumas considerações para construir um debate que possa promover essa educação para além dos muros da escola e dissertamos sobre o ato de educar e o processo de formação do educador. E, por fim, à luz de Paulo Freire (1967; 1979; 1987), procuramos tratar dessa educação libertária e dialógica que nos impulsionou a meditar no decorrer dessas páginas e que pretende inquietar, agitar e incomodar a realidade preexistente. Ao contrário da educação bancária, essa nova ação pedagógica proposta por Paulo Freire, quer tirar o aluno de sua zona de conforto, e colocá-lo como parte da construção do conhecimento. E é a partir dessas inquietações que buscamos promover esse momento de diálogo e de reflexões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

keila Miotto, Institudo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade Vale do Sapucaí, Univás. Professora de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Ifsuldeminas, campus Inconfidentes.

Luis Carlos Negri , Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação, Sociedade e Conhecimento, da Universidade Vele do Sapucaí, Univás. Atuo como Arte-Educador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, campus Inconfidentes, desenvolvendo diversas práticas de ensino, pesquisa e extensão.

Atílio Catosso Salles , Universidade Vale do Sapucaí - Univás

Minhas práticas de ensino, pesquisa e extensão se vinculam ao Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade, da Universidade do Vale do Sapucaí. Nesse programa, desde 2019, oriento pesquisas que elegem o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) como lugar de observação de diversas práticas pedagógicas.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Disponível em: https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/572694 Acesso em: 22 de mai 2021.

DICIO. Dicionário Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/educacao/. Acesso em: 11 mai 2021.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas nas múltiplas redes educativas. In: LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda. Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, p. 169 – 188, 2012.

FREIRE. Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

__________. Educação e mudança. 12 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

__________. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. 21 ed. São Paulo: Cortez, 1993.

MOURA, Eliana Perez Gonçalves de; ZUCCHETTI, Dinora Tereza. Educação além da escola: acolhida a outros saberes. Cadernos de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas, v. 40, n. 140, p. 629-648, maio/ago 2010.

NÓVOA, António. (Org.). Vidas de Professores. 2 ed. Porto, Portugal: Porto Editora, 1992.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Educação e sociedade: o discurso pedagógico entre o conhecimento e a formação. Revista Latino-Americana de Estudos do Discurso, Universidade de Brasília, Universidad Católica de Chile, v. 16, n. 2, p. 68-80, ago-2016.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 5 ed. São Paulo: Cortez, 1987.

SÁ, Érica Aparecida de. Tornar-se Educador. In: CLARETO, Sônia Maria; ROTONDO, Margareth A. Sacramento; VEIGA, Ana Lygia Vieira Schil da (Orgs.). Entre composições: formação, corpo e educação. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Miotto, keila, Negri , L. C. ., & Salles , A. C. . (2022). A educação para além da escola: considerações sobre o ato de educar à luz de Paulo Freire. Revista Educar Mais, 6, 1–12. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2627

Edição

Seção

Artigos