As novas tecnologias da informação na educação: desafios, possibilidades e contribuições para ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2624

Palavras-chave:

Aluno, Ensino, Educação, Professor, Tecnologia

Resumo

No século XIX, o ensino praticado pelos professores era tecnicamente inspirado na educação tradicional. As estratégias didáticas adotadas resumiam-se em aulas expositivas, mantendo-o como detentor do conhecimento e o aluno expectador. Com o passar do tempo, esse cenário foi modificado, principalmente pele a inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) no processo educativo. Contudo, ainda é perceptível a existência de empasses que devem ser superados. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir as barreiras que impedem os professores utilizarem das TIC em suas aulas. Visa também, apresentar as contribuições que elas propiciam tanto para o aluno, quanto para o professor em benefício de uma aprendizagem integral e significativa. Assim, realizou-se um estudo bibliográfico com a sistematização de pesquisas empíricas brasileiras publicadas no período de 2016 a 2021. Constatou-se que existem barreiras que interferem na adoção das TIC no ambiente escolar, a saber: a resistência por parte do docente sobre o uso das ferramentas tecnológicas, equipamentos no ambiente escolar sucateados, falta de investimento em infraestrutura nas escolas, ausência de laboratórios de informática e falta de capacitação docente para usar a tecnologia. No entanto, foi consenso entre 100% dos estudos o quanto as TIC´s contribuem efetivamente para a prática pedagógica do professor e, sobretudo na aprendizagem do aluno.

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Biografia do Autor

José Luis Monteiro da Conceição, Instituto de Formação Educacional da Bahia - IFEB

Mestre em Educação. Pedagogo e Licenciado em Letras. Pesquisador do Grupo Laboratório de Pesquisas e Políticas Linguísticas, Interação e Desenvolvimento Humano- LIDAH. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas no Campo da Pesquisa Intervenção.

Fabricio Nicácio Ferreira, Instituto de Formação Educacional da Bahia - IFEB

Mestre  em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA-UFS. Especialista em Gestão Estratégica da Saúde da Família. Graduando do Curso de Licenciatura em Biologia. 

 

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Publicado

2022-01-18

Como Citar

Conceição, J. L. M. da, & Ferreira, F. N. (2022). As novas tecnologias da informação na educação: desafios, possibilidades e contribuições para ensino e aprendizagem. Revista Educar Mais, 6, 126–138. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2624

Edição

Seção

Artigos