As novas tecnologias da informação na educação: desafios, possibilidades e contribuições para ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2624Palavras-chave:
Aluno, Ensino, Educação, Professor, TecnologiaResumo
No século XIX, o ensino praticado pelos professores era tecnicamente inspirado na educação tradicional. As estratégias didáticas adotadas resumiam-se em aulas expositivas, mantendo-o como detentor do conhecimento e o aluno expectador. Com o passar do tempo, esse cenário foi modificado, principalmente pele a inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) no processo educativo. Contudo, ainda é perceptível a existência de empasses que devem ser superados. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir as barreiras que impedem os professores utilizarem das TIC em suas aulas. Visa também, apresentar as contribuições que elas propiciam tanto para o aluno, quanto para o professor em benefício de uma aprendizagem integral e significativa. Assim, realizou-se um estudo bibliográfico com a sistematização de pesquisas empíricas brasileiras publicadas no período de 2016 a 2021. Constatou-se que existem barreiras que interferem na adoção das TIC no ambiente escolar, a saber: a resistência por parte do docente sobre o uso das ferramentas tecnológicas, equipamentos no ambiente escolar sucateados, falta de investimento em infraestrutura nas escolas, ausência de laboratórios de informática e falta de capacitação docente para usar a tecnologia. No entanto, foi consenso entre 100% dos estudos o quanto as TIC´s contribuem efetivamente para a prática pedagógica do professor e, sobretudo na aprendizagem do aluno.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, p.1-23, 2000.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.
BRIGHENTE, Miriam Furlan. MESQUIDA, Peri. Paulo Freire: da denúncia da educação bancária ao anúncio de uma pedagogia libertadora. Pro-Posições, Campinas-SP, v. 27, n. 1, p. 155- 177, Jan/Abr, 2016.
BATISTA, Cecilia Godinho. ANDRADE, Paulo César de Resende. A inserção das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) nos processos de ensino-aprendizagem. Revista Vozes dos Vales – UFVJM – MG – Brasil – Nº 18 – Ano IX – 10/2020. Disponível em http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2020/10/Paulo.pdf. Acesso em 05 de Dez. 2020.
CAMILLO, Cíntia Moralles; MEDEIROS, Liziany Muller. Educação do campo e suas práticas educativas: a tecnologia em prol da formação de professores. In: Simpósio de Tecnologias e Educação a Distância no Ensino Superior, 2018.
CURSINO, André Geraldo. Contribuições das Tecnologias para uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento de projeto no ensino fundamental I. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. 2017.
FERREIRA, Rafael Antunes. Utilização de animação interativas aliada à teoria da aprendizagem significativa: um recurso no ensino de Biologia Celular. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo. 2016.
FIALHO, Bruno Passos. Tecnologias de Informação e Comunicação na escola: Contradições e elementos de aprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado). Centro Universitário La Salle. Canoas. 2016.
GIL, Antônio. Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
GONÇALVES, Jonas. Rodrigo. et al. A evolução da tecnologia na educação. Revista Processus de Estudos de Gestão Jurídicos e Financeiros, v. 10, n. 37, p. 21-34, Jan/Mar, 2019
HAMMES, Maicon Rafael. Uso de tecnologias de informação no ensino fundamental e o desempenho escolar no sul do Brasil: o caso do tablet no município Doutor Maurício Cardoso. 2016. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul. 2016.
LIMA, Jeane de Oliveira. ANDRADE, Maria Nascimento de. DAMASCENO, Rogério José de Almeida. A resistência do professor diante das novas tecnologias. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-resistencia-professor-diante-das-novas-tecnologias.htm. Acesso em 02 de out.2021.
MORAN, José Manuel. Ensino híbrido: equilíbrio entre a aprendizagem individual e a grupal. In: Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 6º, Recife, 2015a. Anais. Universidade Federal de Pernambuco, 2015.
NASCIMENTO, Emerson dos Santos. A utilização da internet nas aulas de Biologia: estudo de caso em uma escola da rede estadual de Alagoas. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Sergipe, Sergipe. 2016.
NÓBREGA, Josley Maycon de Sousa. Google for education na formação continuada de professores do ensino médio em Patos-PB. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual da Paraíba, Paraíba. 2018.
PEREIRA. Stelamara Souza. CHAGAS, Flomar Ambrosina Oliveira. As tecnologias na prática docente: obstáculos ou caminhos? Disponível em: http://revistas.ifg.edu.br/semlic/article/download/463/258. Acesso em 02 de out. 2021.
PEREIRA, Paula Virginia Alves. O uso da tecnologia na educação infantil: contribuições e implicações pedagógicas. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Mídias na Educação) - Universidade Federal de São João Del-Rei. São Paulo, 2019
PESKER, Eleine Silva. Educação e tecnologia: o uso dos dispositivos móveis como auxílio no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Minas Gerais, 2018.
QUEIROZ, Joelma de Pontes Silveira. O impacto do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica na sala de aula. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/download/102/109. Acesso em: 05 de Dez. 2021.
SANTOS, Reginaldo Almeida dos. Tecnologia digital e dispositivos móveis como facilitadores do ensino-aprendizagem de ondulatória no ensino médio. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
SANTOS, Aline Coêlho dos. Integração de Tecnologia na Educação Básica: Um estudo de caso nas aulas de Biologia utilizando laboratórios on-line. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catariana, Santa Catarina: 2018.
SANTO, Sandra Aparecida Cruz do Espírito. MOURA, Giovana Cristina de. SILVA, Joelma Tavares da. O uso da tecnologia na educação: Perspectivas e entraves. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 01, Vol. 04, pp. 31-45. Jan de 2020.
SILVA, Claci Clair Röpke da. A tecnologia como estratégia Etnomatemática: Um estudo de caso sobre o uso das tecnologias no ensino da Matemática no sexto ano do Ensino Fundamental– Anápolis. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Goiás. 2017.
SCHUHMACHER, Vera Rejane Niedersberg. FILHO, José de Pinho Alves.
SCHUHMACHER, Elcio. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias
de informação e comunicação. Revista Ciênc. Educ., Bauru, v. 23, n. 3, p. 563-576, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v23n3/1516-7313-ciedu-23-03-0563.pdf. Acesso em 05 de Dez. 2017.
VALADARES, Nice Vânia Machado Rodrigues. Leitura e produção de histórias em quadrinhos digitais: uma proposta de uso do smartphone. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2019.
VIDAL, Altemar Santos; MIGUEL, Joelson Rodrigues. As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea. Rev.Mult. Psic, n.50, vol.14, Maio/2020
WIESE, Andréia Faxina. SILVA, Marcelo José da. Possibilidades e limites de uso das tecnologias digitais na escola pública de ensino fundamental. Disponível em: https://www.unicesumar.edu.br/ /mostra-2016/wp-content/uploads/sites/154/2017/01/andreia_faxina_wiese.pdf. Acesso em 01 de Out. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1970 José Luis Monteiro da Conceição, Fabricio Nicácio Ferreira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.