A educação por meio do ensino remoto com turmas do 1º ao 5º ano em tempos de pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2609Palavras-chave:
Ambiente Escolar, Pandemia, Ensino Remoto, ProfessoresResumo
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma reflexão em relação aos impactos da pandemia na educação sobre: a reorganização da escola, o uso das tecnologias e o trabalho do professor por meio do ensino remoto com turmas do 1º ao 5º ano. A metodologia deste trabalho foi a revisão bibliográfica e documental de natureza qualitativa. Com o surgimento da pandemia da COVID-19, as escolas enfrentaram uma nova realidade em relação aos seus espaços e às dificuldades enfrentadas pelos educadores em adaptar suas ações pedagógicas por meio do ensino remoto emergencial. Ficou evidente esta nova organização escolar em relação a sua dinâmica social, possibilitando a utilização das tecnologias como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, as escolas se reinventaram ao tornar suas ações relevantes conforme o contexto do educando e propiciaram a abertura de novos caminhos para o seu funcionamento e o processo de ensino-aprendizagem, visando a uma educação de qualidade em todas as esferas humanas.
Downloads
Referências
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede - Revista de Educação a Distância. Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/%20article/view/621. Acesso em: 17 abr. 2021.
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. (Org.). Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://www2.ifal.edu.br/ensino-remoto/professor/apostilas-e-livros/ensino-hibrido.pdf/. Acesso em: 25 jul.2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 10 abr. 2021.
BRASIL. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Resolução do exercício profissional nº4, de 26 de março de 2020. Dispõe sobre regulamentação de serviços psicológico prestados por meio de Tecnologia da Informação e da Comunicação durante a pandemia do COVID19. Disponível em: https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-4-2020-dispoe-sobre-regulamentacao-de-servicos psicologicos-prestados-por-meio-de-tecnologia-da-informacao-e-da-comunicacao-durante-a-pandemia-do-covid19?origin=instituicao. Acesso em: 08 maio 2021.
BRASIL. Ministério da Educação Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. D.O.U 18/03/2020. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>. Acesso em: 06 maio 2021.
BRASIL. Casa Civil Emenda Constitucional Nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Sobre as disposições constitucionais transitórias, para instituir o novo regime fiscal, e dá outras providências. DOU 15/12/2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm. Acesso em 12 jun. 2021.
D’AVILA, Fernanda Vieira Sofiatti; MAISSIATI, Jaqueline. Tecnologias digitais e educação infantil: formação continuada de professores para uso dos instrumentos digitais no ato educativo. Vitória, ES: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2019. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/559891/2/Fernanda%20Sofiatti_Produt%20Educacional_Humanidades.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.
DOTTA, Silvia Cristina; OLIVEIRA, Camila Areias; JORGE, Érica; AGUIAR, Paulo Henrique Lopes; SILVEIRA, Ronaldo Tedesco. Abordagem dialógica para a condução de aulas síncronas em uma webconferência. In: X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2013, Belém. Anais do X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Belém: Unirede/UFPA, 2013.
FELIPPE OLIVEIRA, Lucilene Simone. A inserção acelerada das TDIC na Educação infantil e Ensino fundamental I diante a pandemia da COVID–19. Brazilian Journal of Policy and Development – BRJPD, v. 2, n. 4, p. 95 -117, 2020. Disponível em: https://www.brjpd.com.br/index.php/brjpd/article/view/108. Acesso em: 09 maio 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001a.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3.ed. São Paulo: Centauro, 2001b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Escola Nacional de saúde pública Sergio Arouca. Corona vírus faz educação à distância esbarrar no desafio do acesso à internet e da inexperiência dos alunos. Informe ENSP, 24 abr. 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41167. Acesso em: 19 maio 2021.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997.
HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. EDUCAUSE Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn3. Acesso em: 20 jul. 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MACIEL, Karen de Fátima. O pensamento de Paulo Freire na trajetória da educação popular. Educação em Perspectiva. Viçosa, v. 2, n. 2, p. 326-344, jul./dez. 2011. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/jspui/handle/7891/4304. Acesso em: 19 maio 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes,1994.
MORAES CRUZ, Roberto; RUPPEL DA ROCHA, Ricelli Endrigo; ANDREONI, Solange; DUARTE PESCA, Andrea. Retorno ao trabalho? Indicadores de saúde mental em professores durante a pandemia da COVID-19. Revista Polyphonía. Goiânia, v. 31, n. 1, p. 325–344, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i1.66964. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/66964. Acesso em: 8 maio 2021.
MORAN, José Manuel. Mudar a forma de ensinar e de aprender: transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual. Revista Interações. São Paulo, v. 5, p.57-72, 2000. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/uber.pdf. Acesso em: 18 abr. 2021.
MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2014.
MORAN, José Manuel. Metodologias ativas e modelos híbridos de educação. 2018. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2018/03/Metodologias_Ativas.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.
PRETTO, Nelson De Luca; BONILLA, Maria Helena Silveira; SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza. Educação em tempos de pandemia: reflexões sobre as implicações do isolamento físico imposto pela COVID-19. Salvador: Edição do autor, 2020.
RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2002.
SCHMIDT, Beatriz; CREPALDI, Maria Aparecida; BOLZE, Simone Dill Azeredo; NEIVA-SILVA, Lucas; DEMENECH, Lauro Miranda. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia. Campinas, v. 37, 2020. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103166X2020000100501&nrm=iso. Acesso em: 08 maio 2021.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SOMINSKY, Luba; WALKER, David; SPENCER, Sarah. One size does not fit all - Patterns of vulnerability and resilience in the COVID-19 pandemic and why heterogeneity of disease matters. Brain, behavior and immunity, Bethesda, v. 87, p.1-3, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32205119. Acesso em: 08 maio 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1970 Vinícius Galindo, Kelly Mescua, Victor Vezzaro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.