Um tutorial para utilização de videoaulas como organizadores prévios de uma aprendizagem significativa
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2601Palavras-chave:
Tecnologias da Informação e Comunicação, Mapa conceitual, Storyboard, David AusubelResumo
O presente estudo teve como objetivo auxiliar professores a desenvolverem videoaulas como organizadores prévios no processo de ensino de Ciências da Natureza. A proposta fundamenta-se teoricamente na Teoria da Aprendizagem significativa de David Ausubel e na contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula. Para tal, foi desenvolvido um vídeo tutorial contendo conceitos de organizador prévio, mapas conceituais, storyboard e roteiro, que demonstra a importância das videoaulas como conteúdo de ensino e apresenta sugestões de cursos de produção. A coleta de dados foi realizada mediante questionário aplicado durante realização de um workshop online, para avaliação da efetividade do produto educacional, no formato de um vídeo tutorial, aos alunos do Curso de Licenciatura em Biologia (Instituto Federal de Brasília). Concluímos que o vídeo tutorial poderá ser uma ferramenta digital útil para que os professores se apropriem das informações nele contidas e elaborem as suas próprias videoaulas com viés na Teoria da Aprendizagem Significativa, aliada ao conhecimento tecnológico como ferramenta de ensino.
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