Um tutorial para utilização de videoaulas como organizadores prévios de uma aprendizagem significativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2601

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação, Mapa conceitual, Storyboard, David Ausubel

Resumo

O presente estudo teve como objetivo auxiliar professores a desenvolverem videoaulas como organizadores prévios no processo de ensino de Ciências da Natureza. A proposta fundamenta-se teoricamente na Teoria da Aprendizagem significativa de David Ausubel e na contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula. Para tal, foi desenvolvido um vídeo tutorial contendo conceitos de organizador prévio, mapas conceituais, storyboard e roteiro, que demonstra a importância das videoaulas como conteúdo de ensino e apresenta sugestões de cursos de produção. A coleta de dados foi realizada mediante questionário aplicado durante realização de um workshop online, para avaliação da efetividade do produto educacional, no formato de um vídeo tutorial, aos alunos do Curso de Licenciatura em Biologia (Instituto Federal de Brasília). Concluímos que o vídeo tutorial poderá ser uma ferramenta digital útil para que os professores se apropriem das informações nele contidas e elaborem as suas próprias videoaulas com viés na Teoria da Aprendizagem Significativa, aliada ao conhecimento tecnológico como ferramenta de ensino.

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Biografia do Autor

Glayce Helena Barbosa Alves, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UNB). Especialista em Administração Escolar e Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Brasília (IFB). Professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação do DF.

Débora Leite Silvano, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília

Licenciada em Ciências Biológicas e Mestre e Doutora em Ecologia. Professora efetiva do Instituto Federal de Brasília, campus Planaltina e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT (campus Brasília - IFB).

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Publicado

2021-10-05

Como Citar

Barbosa Alves, G. H., & Leite Silvano, D. (2021). Um tutorial para utilização de videoaulas como organizadores prévios de uma aprendizagem significativa. Revista Educar Mais, 5(5), 1219–1237. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2601

Edição

Seção

Artigos