Os Institutos Federais e o seu Código Técnico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2590

Palavras-chave:

Institutos Federais, Código Técnico, Reorientação tecnológica, Ensino técnico

Resumo

Este trabalho realiza uma discussão através da gênese dos Institutos Federais, criados em 2008 pela lei n° 11.892. Para realizar o diálogo torna-se necessário traçar, mesmo que brevemente, o processo histórico da rede de educação profissional brasileira, das origens em 1909 até a atualidade, para apresentar o embate de concepções hegemônicas que resultaram na consonância de forças sociais para criação dos Institutos Federais. O objetivo do trabalho consiste em apresentar como os Institutos Federais se delinearam no contexto das políticas de Ciência e Tecnologia hegemônicas, o procedimento metodológico consiste na Teoria Crítica da Tecnologia de Feenberg (2010, 2015). Dentre os resultados pode-se apontar a compreensão de que o código técnico dos Institutos Federais, apesar de caracterizar-se enquanto um instrumento capaz de nortear uma nova concepção de instituição de ensino, também possibilita a manutenção de instituições tecnicistas, pois a formatação do código tem redação ambígua em vários pontos de interpretação.

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Biografia do Autor

Alexandre Chiarelli, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE-UTFPR), professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Atualmente é presidente do Núcleo de Arte e Cultura (NAC). Tem interesse em pesquisas na área de Educação profissional e tecnológica, e suas relações com a Filosofia da Tecnologia.

Mário Lopes Amorim, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Pós-doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual Campinas (Unicamp), professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE-UTFPR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: história do ensino técnico, educação profissional e tecnológica, ciência tecnologia e sociedade (CTS).

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Publicado

2021-08-28

Como Citar

Chiarelli, A., & Lopes Amorim, M. (2021). Os Institutos Federais e o seu Código Técnico. Revista Educar Mais, 5(5), 1102–1113. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2590

Edição

Seção

Artigos