A incidência de bullying na escola pública e o papel da gestão no enfrentamento da violência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2586

Palavras-chave:

Bullying, Escola, Gestão, Violência

Resumo

Este trabalho tem o objetivo analisar a incidência de bullying em Escolas Públicas, verificando as ações da gestão em relação a esta violência, que presente no ambiente escolar e tem trazido graves consequências para quem a sofre. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas, sendo uma municipal e outra estadual, situadas no município de Jaguarão, Rio Grande do Sul. Nestas escolas foram desenvolvidas entrevistas com professores, equipes de gestão e pais, permitindo conhecer melhor a realidade das escolas, especialmente, as ocorrências de bullying. Os dados indicam que uma das escolas ainda não tem uma proposta efetiva voltada ao enfrentamento do bullying, ao passo que a outra já tem um trabalho em busca da cultura de paz, permitindo amenizar os efeitos das agressões. No ambiente escolar, buscar alternativas para reduzir o bullying é uma ação básica da educação.

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Biografia do Autor

Silvia Diana de Lima Silva Orique, UNIPAMPA

Graduação em História. Discente do curso de PPG em Educação; Universidade Federal do Pampa -
UNIPAMPA.

Lúcio Jorge Hammes, UNIPAMPA

Doutor em Educação. Professor dos cursos de Licenciatura e do PPG em Educação; Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.

Emanuel Moita, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Políticas Públicas na Universidade Estadual do Ceará - UECE.

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Publicado

2021-08-19

Como Citar

Orique, S. D. de L. S., Hammes, L. J. ., & Moita, E. (2021). A incidência de bullying na escola pública e o papel da gestão no enfrentamento da violência. Revista Educar Mais, 5(5), 1030–1046. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2586

Edição

Seção

Artigos