A incidência de bullying na escola pública e o papel da gestão no enfrentamento da violência
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2586Palavras-chave:
Bullying, Escola, Gestão, ViolênciaResumo
Este trabalho tem o objetivo analisar a incidência de bullying em Escolas Públicas, verificando as ações da gestão em relação a esta violência, que presente no ambiente escolar e tem trazido graves consequências para quem a sofre. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas, sendo uma municipal e outra estadual, situadas no município de Jaguarão, Rio Grande do Sul. Nestas escolas foram desenvolvidas entrevistas com professores, equipes de gestão e pais, permitindo conhecer melhor a realidade das escolas, especialmente, as ocorrências de bullying. Os dados indicam que uma das escolas ainda não tem uma proposta efetiva voltada ao enfrentamento do bullying, ao passo que a outra já tem um trabalho em busca da cultura de paz, permitindo amenizar os efeitos das agressões. No ambiente escolar, buscar alternativas para reduzir o bullying é uma ação básica da educação.
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