Educação corporativa: aprendizagem significativa no âmbito das empresas

Autores

  • Celi Langhi CEETEPS
  • Denilson de Sousa Cordeiro CEETEPS
  • Mariana de Lima Simões Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0001-8881-7768
  • Caio Flávio Stettiner Fatec Sebrae (São Paulo – SP)

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2584

Palavras-chave:

Educação corporativa, Aprendizagem significativa, Estrutura cognitiva, Conhecimentos prévios

Resumo

As empresas brasileiras têm efetuado investimentos em educação para superarem crises, para adquirirem competividade para lidar com os desafios da economia atual e para alcançarem seus objetivos estratégicos. Este artigo tem como objetivo discutir a aplicação da teoria da aprendizagem significativa para o desenvolvimento de boas práticas de ensino na educação corporativa. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com base na revisão descritiva da literatura, a qual revelou estruturas e tendências a respeito da aplicabilidade dos pressupostos teóricos da aprendizagem significativa nos processos de ensino e aprendizagem nas empresas. Os resultados indicam que, para que ocorra aprendizagem significativa na educação corporativa, é necessário que os processos didáticos nas empresas sejam mais inclusivos em relação a novos conhecimentos, considerando a importância dos conhecimentos prévios dos indivíduos.

 

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Biografia do Autor

Celi Langhi, CEETEPS

Professora do Programa de Mestrado do CEETEPS, Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa (São Paulo – SP). Doutora e Mestre em Psicologia da Educação pela USP

Denilson de Sousa Cordeiro, CEETEPS

Mestrando do Programa de Mestrado do CEETEPS, Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa (São Paulo – SP).

Mariana de Lima Simões, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Caio Flávio Stettiner, Fatec Sebrae (São Paulo – SP)

Professor da Fatec Sebrae (São Paulo – SP). Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo

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Publicado

2021-08-19

Como Citar

Langhi, C., Cordeiro, D. de S. ., Simões, M. de L. ., & Stettiner, C. F. . (2021). Educação corporativa: aprendizagem significativa no âmbito das empresas. Revista Educar Mais, 5(5), 1003–1017. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2584

Edição

Seção

Artigos