Síndrome de Burnout na adolescência: uma análise no período pandêmico em uma instituição pública federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2524

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, Qualidade de vida, Sa´úde Mental, Pandemia, Adolescência

Resumo

A Síndrome de Burnout (SB) é definida como uma desordem mental, tendo como principais características o esgotamento de energia, a falta de realização profissional, o desgaste emocional, a descrença e o sentimento de incompetência do indivíduo. Características essas que são agravadas pelo período pandêmico, fazendo com que seja necessária a observação e avaliação desses fatores, os quais vem sendo frequentemente apresentados pelos jovens que frequentam o ensino médio, pois a adolescência é um período com diversas mudanças biológicas e psicológicas. Sendo assim o objetivo deste estudo é identificar aspectos de saúde e fatores relacionados a SB entre estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Farroupilha por meio do uso do questionário para avaliação de Burnout “Maslach Burnout Inventory for students (MBI-SS)”. Constatamos que cerca de 79% dos alunos teriam o que seria classificado como SB, notando algumas semelhanças fatoriais comparadas com a atual bibliografia, fazendo-se necessário mais pesquisas.

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Biografia do Autor

Daniela Copetti Santos, Instituto Federal Farroupilha - IFFar

Doutora em Ciências Biológicas com ênfase em Bioquímica pelo Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ UFRGS, Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUC-RS, Especialista em Genética e Evolução Biológica pela Universidade de Passo Fundo/UPF-RS, Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de Cruz Alta/UNICRUZ. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

Bruna Kern, Instituto Federal Farroupilha - IFFar

Licencianda do Curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha- Campus Santa Rosa. Membro do Grupo de Ensino e Pesquisa Meio Ambiente, Saúde e Sociedade. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). 

Tatiana Zimmer Balin, Instituto Federal Farroupilha - IFFar

Estudante do Curso Técnico em Edificações do Instituto Federal Farroupilha- Campus Santa Rosa. Membro do Grupo de Ensino e Pesquisa Meio Ambiente, Saúde e Sociedade (GEPMASS). Bolsista CNPq. 

 

Henrique Scalco, Instituto Federal Farroupilha - IFFar

Graduado em Gestão Ambiental pela Uninter. Licenciando em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha- Campus Santa Rosa. Membro do Grupo de Ensino e Pesquisa Meio Ambiente, Saúde e Sociedade (GEPMASS). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). 

Teo Limberger Limberger, Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui

Graduando em Psicologia pela Unijui e Pesquisador que atua na  linha de pesquisa sobre Síndrome de Burnout.

Katia Moura, Instituto Federal Farroupilha - IFFar

Técnica em Assuntos Educacionais pelo Instituto Federal Farroupilha- Campus Santa Rosa. Membro do Grupo de Ensino e Pesquisa Meio Ambiente, Saúde e Sociedade. 

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Publicado

2021-10-16

Como Citar

Santos, D. C., Kern, B. ., Zimmer Balin, T. ., Scalco, H., Limberger, T. L., & Moura, K. (2021). Síndrome de Burnout na adolescência: uma análise no período pandêmico em uma instituição pública federal. Revista Educar Mais, 5(5), 1272–1286. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2524

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Artigos